A cidade histórica mineira de Ouro Preto será sede do XXVI Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, que discutirá a ciência desse tipo de vegetação na sustentabilidade dos sistemas agrícolas. O evento será realizado de 4 a 8 de maio, no parque metalúrgico do município.
A programação científica prevê a realização de 10 mesas redondas e seis conferências. Biodiversidade, manejo integrado em cana-de-açúcar e potencial de utilização das plantas daninhas nas culturas da mamona, do girassol e do pinhão-manso serão alguns dos temas discutidos.
No dia 5 de maio, o pesquisador cubano Juan Carlos Díaz, do Instituto Nacional de Investigaciones de la Caña de Azucar, será o moderador de uma série de palestras sobre o manejo integrado de plantas daninhas na cultura da cana.
Na oportunidade, o engenheiro Rogério Soares, da Fazenda São Pedro, em Goiás, vai apresentar uma visão prática sobre o manejo integrado em grandes unidades de produção. A dinâmica dos herbicidas no solo e as recomendações em época seca x úmida será tema discutido pelo pesquisador Pedro Jacob Christoffoleti, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (EsaLQ/USP).
O pesquisador e professor da Universidade da Flórida, Curtis Rainbolt, vai abordar o impacto do cultivo mínimo em populações de plantas daninhas e a produção de cana-de-açúcar na Flórida, EUA. Já o uso de maturadores na cultura da cana, será tema da palestra do professor Antonio Marcos Iaia, da Universidade Federal de Mato Grosso.
Durante o evento, o manejo em outros tipos de culturas agrícolas, como as oleaginosas, bioenergéticas e alimentícias, será apresentado em 24 seções técnicas, que também vão abordar questões ligadas aos herbicidas, além do ensino e extensão nessa ciência. Mais de 500 trabalhos foram inscritos.
Malezas
Ouro Preto terá um evento paralelo, para discutir o mesmo assunto. No Centro de Artes e Convenções da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), será realizado o XVIII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Malezas.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD), Décio Karam, os congressos serão uma boa oportunidade para troca de informações. “Os eventos vão apresentar resultados de pesquisa e estão voltados para estudantes, pesquisadores, professores e profissionais que trabalham com agricultura”, disse o pesquisador.
Os congressos serão promovidos pela SBCPD e pela Asociación Latinoamericana de Malezas (Alam). A realização fica por conta da Embrapa Milho e Sorgo e da UFOP. A comissão científica do evento é presidida pelo pesquisador da Embrapa Antônio Carlos de Oliveira e possui representantes de universidades e empresas de pesquisa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3779-1086.