Mercado

Governo terá controle online da produção sucroalcooleira

A produção de álcool e açúcar das 370 usinas e destilarias do País serão monitoradas em tempo real pelo Governo Federal, a partir de sexta-feira, 1º de fevereiro, quando entra em operação o SapCana – Sistema de Acompanhamento da Produção Canavieira.

Dados sobre produção, saídas e estoques de todas as unidades produtoras do Brasil deverão ser informados quinzenalmente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As informações estarão à disposição de qualquer pessoa, de forma consolidada, por unidade federativa, no site do Mapa.

De acordo com o coordenador de Açúcar e Álcool da Secretaria de Produção e Agroenergia (Spae), Cid Jorge Caldas, o SapCana possibilitará ao Governo melhorar o gerenciamento dos estoques, principalmente de álcool combustível, para garantir o abastecimento do mercado interno.

As informações transmitidas ao Mapa pelas unidades produtoras serão cruzadas com os dados fornecidos pela ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, que acompanha a comercialização do produto após a saída da usina.

“Com o movo sistema, o cruzamento de informações ganhará maior eficiência, porque as usinas informam ao Mapa sobre a comercialização do álcool combustível de forma agregada, ou seja, o quanto foi comercializado com as distribuidoras. Por sua vez as unidades produtoras são obrigadas a informar à ANP com quais distribuidoras elas trabalharam. Finalmente os distribuidores são obrigados a informar à ANP de quem eles adquiriram o produto. Fecha-se o ciclo”, pontua Caldas.

Os relatórios, até então, eram enviados por fax, endereço eletrônico ou impresso. Agora, cada unidade produtora terá uma senha de acesso direto ao sistema na página de internet do Ministério da Agricultura, para onde serão transmitidos os dados. O acompanhamento das informações será feito por funcionários, que desempenham funções de digitação, análise e conferência dos dados.

“A partir de agora, o envio será online, o que agilizará a gestão da informação e fortalecerá a idéia de criação de um núcleo de inteligência para o setor sucroalcooleiro”, disse o diretor de Cana-de-Açúcar e Agroenergia da Spae, Alexandre Strapasson.

O sistema foi desenvolvido pelo Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados, mesmo grupo que desenvolveu o sistema de imposto de renda para a Receita Federal. Os recursos para desenvolvimento do SapCana fazem parte da política de informática do Mapa, que inclui o Sisbov – Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos.

O novo sistema foi apresentado pelo Governo no início de dezembro de 2007 para representantes dos sindicatos de produtores de açúcar e álcool do País e das federações dos plantadores de cana-de-açúcar.