Mercado

Alcotra de olho em usina do grupo João Lyra

A trading Alcotra, uma das maiores de álcool do mundo, está de olho na usina Triálcool, que pertence ao usineiro e ex-senador João Lyra. Fontes do mercado afirmam que a trading estaria em negociação para a compra da usina. As empresas não comentam a operação.

A Triálcool, localizada em Canápolis, no Triângulo Mineiro, é considerada uma das mais modernas usinas do país. No Brasil, a Alcotra possui participação de 49% na usina Tabu, da Paraíba. Essa usina é produtora de álcool industrial. No mundo, o grupo é acionista de uma usina na África do Sul, nas Ilhas Maurício e outra na Bélgica.

A Alcotra é presidida pelo belga Philippe Meeus, o acionista majoritário do grupo.

A Alcotra negocia globalmente cerca de 1,2 bilhão de litros de álcool, dos quais 800 milhões são do tipo industrial e 400 milhões de litros do tipo combustível.

Um dos maiores grupos sucroalcooleiros do país, a família João Lyra controla três usinas em Alagoas, que juntas processam 3,5 milhões de toneladas de cana. Em Minas Gerais, são duas usinas em operação — a Triálcool, em Canápolis, e a Vale do Paranaíba, em Capinópolis.