Autoridades da República Democrática Socialista do Sri Lanka fará uma visita oficial ao CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, nesta sexta-feira (18), a partir das 11h. A comitiva vai conhecer os avanços tecnológicos do setor canavieiro brasileiro e a liderança das empresas do segmento presentes no Brasil quanto à produção de açúcar, etanol e energia.
O grupo, liderado pelo vice-ministro da Agricultura, Desenvolvimento e Serviços Agrários daquele país, Siripala Gamlath, está no Brasil desde segunda-feira a convite do ministro da Agricultura do Brasil, Reinhold Stephanes.
O Ministro Gamlath será acompanhado pelo Embaixador do Sri Lanka em Brasília, General Shanta Kottegoda. Também fazem parte da comitiva o Secretário de Planejamento do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento e Serviços Agrários, Tikiri Mudiyansalage Abayawikrama, e o Secretário-Adjunto, Abeysekera Arachchige Rukmani Rathnayake, entre outras autoridades.
O gerente de planejamento estratégico do CTC, William Burnquist, fará uma apresentação técnica aos representantes do Sri Lanka.
Com 20 milhões de habitantes, o Sri Lanka, antigo Ceilão, é uma país insular adiático ao norte da linha do Equador, junto ao Oceano Índico. Os principais produtos de exportação são vestuário e tecidos, chá, pedras preciosas, borracha e coco.
O país conta com nove províncias e 22 distritos numa área territorial de 65,6 mil km². A capital política é Sri Jayawardenapura-Kotte. Já o centro financeiro e comercial fica em Colombo, antiga capital e maior cidade do país.