Mercado

UniCana tem aula inaugural nesta sexta-feira

O projeto Universidade da Cana tem aula inaugural às 9 horas desta sexta-feira (11) com o tema “Panorama do Mercado de Açúcar e Álcool”, ministrada pelo professor Luiz Carlos Correa Carvalho, da empresa de consultoria técnica Canaplan. A aula será realizada no auditório do Centro Canagro José Coral, em Piracicaba, SP.

O município paulista foi o escolhido para sediar o projeto pioneiro, orçado em cerca de R$ 1 milhão. O curso é de pós-graduação e tem foco em Gestão e Tecnologia Sucroalcooleira. O objetivo é promover o desenvolvimento de visão integrada da cadeia da cana-de-açúcar, além de competências gerenciais e habilidades comportamentais de jovens recém-formados das principais faculdades de agronomia do Brasil.

O projeto é realizado pela FMC Agricultural Products, empresas de destaque no segmento de defensivos agrícolas. O investimento viabilizará a formação de 42 profissionais que participarão do curso nos próximos três meses. A FMC firmou parceria com a Faculdade Dr. Francisco Maeda e também conta com o apoio de especialistas do setor, além de suportes técnico e logístico da Cooperativa dos Plantadores de Cana (Coplacana) e do Grupo Cosan.

Mão-de-obra

De acordo com o presidente da FMC América Latina, Antonio Carlos Zem, o crescimento do setor e a construção de dezenas de novas usinas revelou a falta de profissionais especializados e qualificados para contratação imediata. Por conta disso, a empresa resolveu investir no desenvolvimento de capital humano, por meio de educação.

O projeto inclui alojamento e alimentação para que os estudantes se dediquem apenas ao curso. Também há bolsas de R$ 1,2 mil para os alunos selecionados. “Acreditamos que esses jovens sairão do curso já com contrato assinado em empresas do setor”, aposta Antonio Carlos Zem.

Currículo

O curso oferece conhecimentos técnicos e específicos sobre a cultura da cana e um módulo de gestão empresarial e desenvolvimento de competências gerenciais, com disciplinas como finanças para não-financeiros, gestão de pessoas, gestão de mercado com foco no setor canavieiro, negociação, comunicação empresarial, técnicas de apresentação e marketing pessoal. A expectativa é poder formar novas turmas a cada, até que o mercado absorva essa mão-de-obra qualificada atualmente em falta.

FMC

A FMC Agricultural Products produz e comercializa no Brasil, herbicidas, fungicidas e inseticidas para culturas diversas, como arroz irrigado e de terras altas (sequeiro), algodão, cana-de-açúcar, milho e soja, entre outras. A empresa, fundada em 1979, tem fábrica em Uberaba, MG, e hoje é uma das mais competitivas do setor. Em 2006, o faturamento foi de US$ 256 milhões.

Hoje a empresa possui escritórios em Campinas, SP, e seis centros de distribuição localizados em Goiânia, GO, Cuiabá, MT, Ribeirão Preto, SP, Cachoeirinha, RS, Luis Eduardo Magalhães, BA e Londrina, PR. A FMC emprega 350 colaboradores entre efetivos, terceirizados e temporários. A maior parte atua diretamente nas principais regiões agrícolas do País.