Uma pesquisa da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, realizada em dezembro, mostrou que, apesar dos números recordes do agronegócio em 2007, os produtores ainda não estão conseguindo recuperar as perdas dos últimos anos. O dólar abaixo de R$ 2, a falta de infra-estrutura de estradas e portos, além do alto custo dos insumos comprometem os ganhos do setor.
De acordo com o superintendente técnico da CNA, Ricardo Cotta Ferreira, o produtror consegue equilibrar as contas e fechar o fluxo de caixa, porém não tem renda suficiente para cobrir depreciações e recuperar equipamentos. “O resultado é que, na tentativa de recuperar o patrimônio, o produtor acaba tendo que recorrer aos bancos e gera endividamento,” conta.
No primeiro trimestre de 2008, a CNA pretende concluir um levantamento dos custos de produção agrícola em todo o país, através de 180 painéis de discussão. Os primeiros 60 realizados mostraram que os ganhos obtidos nos últimos dois anos foram suficientes apenas para que o produtor pagasse custos operacionais.