A Brenco (Companhia Brasileira de Energia Renovável) iniciou a implantação do seu segundo pólo de Usinas de Álcool e Energia Elétrica na região Centro-Sul do Brasil. Serão construídas duas unidades no município de Paranaíba-MS, e uma em Itajá-GO. As três usinas em conjunto representarão um investimento de R$1,2 bilhão, terão capacidade para processar 10 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produzirão cerca de 500 milhões de litros de álcool anidro por safra e gerarão aproximadamente 6.000 empregos diretos.
O início das operações destas usinas está previsto para 2010, 2011 e 2012, complementando os 5 projetos já anunciados pela empresa em seu Primeiro Pólo de Produção na região de Costa Rica (MS), Alto Taquari (MT), Mineiros I e II (GO) e Perolândia (GO). Com esse investimento, a Brenco dá mais um passo em seu objetivo de se tornar, até 2015, um dos maiores produtores de etanol do país, com um total de 10 usinas e uma produção estimada em 1 bilhão de galões (3,8 bilhões de litros).
Demanda crescente
Atuando de forma integrada na produção, comercialização e distribuição de etanol, a Brenco trabalha no desenvolvimento de mercados dentro e fora do Brasil, de forma a atender a crescente demanda global por combustíveis limpos e renováveis. Com a construção de usinas de última geração, a Brenco adere proativamente aos mais elevados padrões de responsabilidade social, fiscal, ambiental e operacional.
A Brenco mantém um grupo principal de investidores brasileiros e norte-americanos que dispõem de importantes recursos financeiros e industriais, entre os quais Khosla Ventures, The Yucaipa Companies, Grupo Semco, Tarpon Investimentos, Amber Capital, Ashmore Energy International e outros. Seus investidores estão entre os mais ativos do mundo na área de produção, pesquisa e desenvolvimento de fontes renováveis e tecnologias alternativas de energia.