O ministro da Agricultura e Pesca da França, Dominique Bussereau, afirmou que a França não tem interesse em discutir a abertura do mercado de álcool ao Brasil porque a França e boa parte dos países europeus querem incentivar a produção local do combustível. Bussereau disse que os produtores franceses estão investindo no aumento da produção de álcool a partir da beterraba.
A França é o maior produtor de açúcar e álcool da Europa. Os produtores do bloco utilizam a beterraba como principal matéria-prima. A produção de álcool, contudo, ainda é incipiente naquele país, assim como nos países europeus.
Bussereau participou ontem, em Paris, da abertura oficial da Feira Internacional de Alimentos (Sial), uma das maiores feiras mundiais deste segmento. “Do Brasil, só temos interesse em conhecer a tecnologia para a produção de álcool”, disse o ministro.
“O governo francês está na defensiva”, disse ontem ao Valor o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan. Furlan, que também participou da abertura oficial da feira e visitou diversos estandes brasileiros que participam da feira.
Segundo Furlan, a negativa de Bussereau não deverá emperrar as negociações bilaterais em curso entre o Brasil e União Européia em relação ao álcool. Uma reunião técnica entre o bloco europeu e o Brasil está marcada para o início de novembro. O Brasil negocia a cota de 1 bilhão de litros de álcool para a União Européia.