Mercado

CTC assina acordo de cooperação com empresa dinamarquesa

O CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), de Piracicaba (SP), e a empresa dinamarquesa Novozymes, uma das maiores do mundo na área de biotecnologia, líder global na produção de enzimas industriais, assinam esta semana um acordo internacional de cooperação. O acordo vai ser assinado durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Dinamarca.

As enzimas – proteínas capazes de acelerar reações químicas – são largamente utilizadas na fabricação de bebidas, como cerveja e na indústria de panificação, ração animal e outros produtos. Na produção de etanol, o emprego de enzimas está associado à chamada hidrólise enzimática, ou seja, a obtenção de álcool combustível a partir do bagaço da cultura de cana-de-açúcar. Esse processo também é conhecido como etanol celulósico.

Em outros países, existem adiantados estudos em torno da produção de etanol celulósico a partir de resíduos de culturas como milho, beterraba, trigo e outras. No Brasil, de acordo com os especialistas do CTC, é o bagaço da cana-de-açúcar a matéria-prima considerada ideal para o emprego dessa tecnologia.

O Brasil é o País que detém as melhores condições técnicas, econômicas e ambientais para produzir etanol, graças, sobretudo, à excelente relação custo-benefício obtida com a extração desse produto da cana-de-açúcar.

Os especialistas do CTC asseguram que está na obtenção de enzimas capazes de reduzir os custos de produção de etanol celulósico a chave do sucesso do mercado mundial de biocombustíveis nos próximos anos.

O CTC, que empreende diversas pesquisas em torno de novas tecnologias para a produção de etanol, incluindo a hidrólise enzimática, já vinha procurando um parceiro de reconhecida capacitação para o desenvolvimento e produção de enzimas de alto desempenho.

Com o protocolo de cooperação, o CTC, de quebra, assegurará exclusividade mundial para prover o parque produtivo brasileiro de etanol com as enzimas que devem surgir da parceria com a Novozymes. Esta, em troca, terá acesso às tecnologias de produção de etanol que vêm sendo pesquisadas com sucesso nas dependências do CTC.