Mercado

Empresários querem investir US$ 20 milhões em destilarias na Costa Rica

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, líder da comitiva brasileira, que conta com 50 empresários e que visita a Costa Rica nesta semana, esteve tratando sobre o etanol com o presidente do país, Oscar Arias Sánchez. Furlan afirmou ao presidente costa-riquenho, que há empresários brasileiros interessados em investir US$ 20 milhões em destilarias na região costa-riquenha do Limon. De acordo com o ministro, a idéia consiste na criação de uma “joint-venture”, para atender ao mercado interno do país e também para exportação preferencial para a América do Norte. Furlan acrescentou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pode financiar a montagem das destilarias desde que sejam utilizados equipamentos brasileiros.

O Brasil deve encontrar resistência para desenvolver a produção do álcool na Costa Rica. A afirmação ficou clara durante a abertura do seminário Oportunidades de Negócios Brasil-Costa Rica, realizado na terça-feira (30), em São José, capital do país.

Um dos principais pontos foi constatado por Luciano Santos de Almeida, secretário de Indústria e Comércio de Piracicaba, SP, que durante conversa com Marcos Chaves, diretor-executivo da Liga Agrícola Industrial da Cana-de-açúcar da Costa Rica, soube de dificuldades que o país encontra para importar carros com tecnologia flexfuel.