As principais questões que envolvem o planejamento, o gerenciamento e a produção agrícola em usinas e destilarias serão abordadas no curso de especialização “Gestão e Tecnologia Agrícola no Setor Sucroalcooleiro”, que será realizado em Maceió, AL, a partir de 31 de agosto. O curso, que é voltado para profissionais relacionados ao agronegócio, com formação superior completa, conhecimento básico de inglês e de informática, está sendo oferecido pelo Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege) – vinculado à Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) – e Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil – Regional Leste.
O programa do curso inclui temas como: manejo integrado de variedades; sistemas de plantio de cana-de-açúcar; correção, fertilização e nutrição da cana-de-açúcar; sensoriamento remoto e agricultura de precisão; balanço hídrico e fertirrigação; gerenciamento de máquinas e implementos agrícolas; gestão ambiental aplicada a empresas do setor sucroalcooleiro; a qualidade da matéria-prima: interação agrícola e industrial; engenharia financeira e análise de investimentos; formação de preços – açúcar, álcool, bagaço, energia e modelo Consecana. Com duração total de 450 horas – 360 de aulas e 90 horas dedicadas à elaboração da monografia -, o curso terá 30 encontros de 12 horas cada com aulas quinzenais nas sextas-feiras (19h às 22h30) e sábados (8h às 12h e das 13h30 às 18h), distribuídos ao longo de 24 meses.
O corpo docente do curso terá a participação de professores doutores, associados e titulares da Esalq e outras unidades da USP, além de profissionais de renomada experiência no setor privado. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (82) 3372-9632 e 9308-6863.