Gestão Administrativa

Fundação Raízen e BNDES abrem inscrições para programa de formação para professores da rede pública

Os municípios que atenderem aos requisitos do edital podem se inscrever até 14 de junho no Programa Ativa Comunidade Escolar

Fundação Raízen e BNDES abrem inscrições para programa de formação para professores da rede pública

A Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos mantida pela Raízen, em parceria com o Fundo Socioambiental do BNDES, lança o edital para o Programa Ativa Comunidade Escolar.

Este programa tem como objetivo fortalecer a formação de professores e gestores escolares da rede pública de educação entre 2024 e 2027. As inscrições estão abertas até 14 de junho e podem participar municípios de todo o Brasil, representados por Secretarias Municipais de Educação e/ou Diretorias Regionais de Ensino, vinculadas às Redes Estaduais.

Para o ano de 2025, o Programa contará com 41 municípios participantes, dos quais 20 serão escolhidos por meio de edital de ampla divulgação e outros 21 serão selecionados onde a companhia possui operações, nos quais a Fundação Raízen desempenhará papel direto no processo de formação. Isso implica no trabalho com 205 escolas, envolvendo aproximadamente 1.230 professores e 410 gestores escolares.

LEIA MAIS > Balança Comercial do Agro Paulista registra alta de 23,4% no primeiro trimestre de 2024

“Estamos entusiasmados com o lançamento deste edital e com a oportunidade de colaborar com os municípios na melhoria da educação pública. O Programa Ativa Comunidade Escolar é um exemplo do compromisso da Fundação com o desenvolvimento socioemocional na rede pública de Educação do Brasil”, afirma Rafael Krettelys, Coordenador na Fundação Raízen.

Neste ano, a Fundação Raízen está implementando o programa em 9 municípios, sendo cinco selecionados através de edital e quatro por articulação direta da Fundação. Atualmente, o programa abrange 45 escolas brasileiras, com uma expectativa de formação direta de 270 professores e 90 gestores escolares, além das ações de engajamento da comunidade escolar. Os municípios participantes incluem Pio XII (MA), Coroatá (MA), Itaqui (RS), São Sebastião (SP) e São Bento do Sul (SC), selecionados via edital, e Piracicaba (SP), Jequié (BA), São Gonçalo do Amarante (CE) e Ipojuca (PE), articulados pela Fundação Raízen.

A distribuição geográfica reflete o compromisso da Fundação Raízen em atuar nas regiões norte e nordeste do país, bem como em municípios com indicadores socioeconômicos e educacionais que apresentam maior vulnerabilidade. Até o momento, 56% dos municípios selecionados estão localizados na região nordeste do Brasil, enquanto os outros 44% estão nas regiões sul e sudeste. Para mais informações e acesso ao edital, visite o site.