Mercado

Destilaria Tabu implementa melhorias em diversos setores

A Destilaria Tabu, de Caaporã, PB, está realizando diversos investimentos, custeados por financiamentos do Banco do Nordeste e recursos próprios, que incluem a aquisição de equipamentos com tecnologia de ponta, veículos mais modernos e a realização de obras de infra-estrutura. As melhorias, que envolvem as áreas agrícola, administrativa, industrial, logística e de manutenção, serão implementadas até o início da safra, em setembro. No setor agrícola, por exemplo, estão sendo abertos canais de fertirrigação e irrigação, além da construção de novas adutoras. A Tabu está adquirindo também tratores, carregadeiras, hidrorolls com bateria solar, comboio (oficina volante) e pulverizador que já vem com as especificações exigidas nas normas de segurança do trabalho.

Para o aprimoramento do processo de produção industrial, a empresa adquiriu o separador eletromagnético, instalado na esteira de borracha, que tem a função – conforme informações da área industrial da unidade – de manter a uniformidade nos rolos de moenda, possibilitando melhor extração de açúcar da cana (em torno de 95%), além de proteger os equipamentos de partículas metálicas que podem ocasionar quebras durante o processo produtivo. Houve ainda a colocação de esteiras de arraste entre moendas – visando a diminuição de perdas de sacarose no bagaço de cana -, e a instalação de novas bombas, com sistema de vedação específico, referentes à embebição de caldo bruto e peneirado.

Na área industrial, ocorreram também investimentos em equipamentos para a melhoria da preparação de cana a ser processada com o novo desfibrador e para a compra de peneira rotativa. A Tabu adquiriu o Grupo Gerador a Diesel de 500 KVA, que será utilizado para diminuir o consumo de energia nas horas de pico. As benfeitorias incluem a realização de obras na vila operária, escola e nas instalações da empresa, que têm a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários.