Mercado

São Martinho registra aumento de faturamento

O Grupo São Martinho anunciou ontem, dia 28 de junho, que registrou aumento na receita líquida e no EBITDA (resultados antes dos impostos, juros, depreciação e amortização) ajustado em seus resultados do ano, referentes à safra 2006/07. Os resultados mostram aumento de 2,2% na receita líquida na comparação anual, totalizando R$ 826,5 milhões nos 12 meses findos em março deste ano.

O aumento reflete o aumento do preço médio de venda do açúcar para mercado interno e externo, além do aumento de volume de exportação dessa commodity durante a safra 2006/07. Já o EBITDA ajustado apresentou incremento de 12,6% na safra 2006/07 em comparação com a 2005/06, totalizando R$ 290,1 milhões no exercício. O principal impacto positivo foi o aumento de preços médios praticados no exercício fiscal de 2007. A margem EBITDA ajustada subiu 3,0 pontos percentuais e atingiu 34,2%. A receita líquida das vendas de açúcar aumentou 22%, passando para R$ 422,7 milhões em 2007, em comparação com os R$ 346,3 milhões registrados em 2006, em razão, principalmente, do aumento de volume de vendas para o exterior, além do maior preço médio nos mercados doméstico e externo.

Também houve aumento de 51,3% na receita líquida das vendas de álcool

hidratado, totalizando R$ 150,6 milhões no exercício de 2007, contra R$ 99,5 milhões registrados em 2006. O incremento é justificado pela elevação da quantidade vendida no mercado interno (97% maior, graças ao aumento da frota de veículos flex-fuel) e aumento no preço médio das exportações, de aproximadamente 55%. Já a receita líquida das vendas de álcool anidro totalizou R$ 216,2 milhões no ano, uma redução de 34,6% em relação a 2006. O volume vendido no mercado interno caiu, mas foi suavizado pelo aumento nos preços e volume destinados à exportação. A queda de volume vendido no mercado interno foi provocada principalmente pela redução da percentagem de mistura do álcool anidro à gasolina, caindo de 25% para 20% em março/06. Quanto ao aumento de preços no mercado externo, a principal razão foi a elevação dos preços do etanol no mercado americano.