Segundo maior produtor mundial de açúcar, atrás do Brasil, a Índia mais do que dobrará seus estoques de açúcar para frear a queda nos preços em meio a sua produção recorde.
As usinas indianas terão permissão para armazenar 3 milhões de toneladas adicionais de açúcar, segundo informações do ministro da Fazenda indiano, Palaniappan Chidambaram, às agências internacionais. As fabricantes de açúcar têm atualmente permissão para armazenar o total de 2 milhões de toneladas. O governo da Índia fará com que as usinas mantenham os estoques e pagará pelos custos de armazenamento.
Os preços do açúcar no mercado indiano recuaram 28% nos últimos 12 meses, refletindo os declínios no preço do açúcar negociado em Londres. As ações das empresas produtoras de açúcar, que estiveram entre os papéis de pior desempenho da Bolsa de Valores da Índia no ano passado, subiram devido a expectativas de que o aumento dos estoques ajudará a eliminar o excedente e elevar os preços.
A produção de açúcar da Índia cresceu 42%, para 27 milhões de toneladas no período de oito meses encerrado no último dia 31 de maio, a partir dos 19 milhões de toneladas do mesmo período do ano passado, segundo a National Federation of Cooperative Sugar Factories Ltd. A produção indiana poderá superar os 28 milhões de toneladas no ano que se encerrará em setembro, segundo a federação.