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Hertz planeja vender frota de elétricos e investir em modelos a combustão

Empresa, que em 2021, encomendou 100 mil Teslas, alega fraca demanda e alto custo de manutenção

Hertz planeja vender frota de elétricos e investir em modelos a combustão

A Hertz Global (HTZ), uma das maiores empresas de locação do mundo, a Hertz Global (HTZ) anunciou que planeja vender um terço de sua frota de veículos elétricos nos Estados Unidos e reinvestir em carros movidos a combustão devido à fraca demanda e aos altos custos de reparo para seus modelos movidos a bateria.

As vendas de 20.000 veículos elétricos começaram no mês passado e continuarão ao longo de 2024, informou a gigante de locação na última semana, em um documento regulatório.

A medida revela a demanda decrescente por carros totalmente elétricos nos EUA. As vendas de veículos elétricos desaceleraram acentuadamente ao longo de 2023, subindo apenas 1,3% no último trimestre. Em 2021 a Hertz havia anunciado planos de comprar 100 mil veículos da Tesla (TSLA).

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“A empresa espera reinvestir uma parte dos recursos da venda de veículos elétricos na compra de veículos a motor de combustão interna para atender à demanda dos clientes”, segundo o documento.

A mudança de volta para carros mais convencionais marca uma reversão da estratégia do CEO da Hertz, Stephen Scherr, centrada em veículos elétricos, nos quais a empresa esperava obter preços mais altos nas tarifas de balcão e manter seu valor.

Os cortes de preços da Tesla, em estratégia de Elon Musk, ao longo do último ano reduziram o valor dos carros na frota da Hertz e, com o crescimento das vendas de veículos elétricos em desaceleração, não está claro se os consumidores terão apetite por eles no mercado de carros usados.

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Jacyr Costa Filho

Ao comentar a situação, Jacyr Costa Filho, presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp/Cosag, ressalta que a eletrificação veicular é bem-vinda e complementar para a descarbonização. Mas, segundo ele, cabe ponderar que há alternativas sustentáveis para a descarbonização, amplamente difundidas e consolidadas no mercado automotivo, principalmente no Brasil, EUA e mais recentemente na Índia.

“Refiro-me à tecnologia flex que utiliza o etanol. Além disso, consideremos os híbridos-flex e, futuramente, modelos movidos a células de hidrogênio. Todos usando etanol como fonte propulsora, o combustível líquido mais sustentável que existe atualmente”, disse Jacyr.