O grupo pernambucano EQM associou-se ao Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), de Piracicaba (SP), com a intenção de investir em tecnologias e pesquisas.
O contrato, assinado no final de março e com vigência inicial prevista de cinco anos, contempla inicialmente a Destilaria Araguaia, no Mato Grosso, e a Destilaria Tocantins, pioneira no Estado de mesmo nome. As outras duas unidades do grupo, a Usina Cucaú, em Pernambuco, e a Destilaria Tuntum, no Maranhão, serão agregadas ao trabalho posteriormente.
Segundo comunicado da empresa, a decisão de se agregar ao CTC é parte integrante de um conjunto de diversas ações empresariais e ambientais que o EQM vem realizando, com o objetivo não só de atender às importantes e diversas demandas ecológicas das áreas que abrigam seus empreendimentos, como também o de imprimir um ritmo de progresso aliado à responsabilidade social e ambiental.
O CTC desenvolve pesquisas nas áreas industrial, logística e agronômica, incluindo Variedades, Plantio e Colheita Mecanizada, Biotecnologia, Controle Biológico de Pragas, Muda Sadia, Geoprocessamento, Imagens de Satélites, Cartas de Ambiente de Produção, Produção de Açúcar e Álcool e Geração de Energia. Atualmente, o CTC mantém diversos programas de pesquisas em andamento. De seus estudos surgiram, por exemplo, as variedades nacionais de cana-de-açúcar dotadas dos melhores índices de produtividade, brotação de soqueira, teor de sacarose e resistência a doenças e pragas.