A Agroteca Digital, plataforma online e gratuita com cerca de 250 conteúdos atualizados e de base científica sobre o setor rural brasileiro, acaba de ampliar seu acervo.
A De Olho no Material Escolar, que lançou esse recurso no fim de maio, disponibilizou novos vídeos, aulas, artigos, infográficos, games e livros sobre vários aspectos do agronegócio, como produção no bioma Amazônia, economia circular, bioinsumos e fertilizantes, cadeia do leite, do cacau e mais. Basta clicar em https://deolhonomaterialescolar.com.br/agroteca/.
O objetivo da Agroteca é ser uma fonte de consulta para autores de livros didáticos e toda a comunidade escolar sobre o agronegócio, com qualidade e em linguagem descomplicada, de forma a promover uma (in)formação melhor para todos. Os conteúdos passam pela curadoria da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), parceira da De Olho.
LEIA MAIS > Brasil está entre as economias mais atrativas para investimentos em energia limpa, aponta BNEF
E o acervo está em permanente atualização, como explica o consultor técnico da De Olho Material Escolar para a Agroteca, Rodrigo Paniago.
“Nosso objetivo principal é cobrir todo o material que a Base Nacional Comum Curricular exige das escolas, com dados científicos e pesquisas sobre o agronegócio, sempre com novos materiais. Assim, ela se torna uma ferramenta de consulta prática, confiável e um apoio valioso na correção de dúvidas de qualquer público”, diz.
ENEM 2023 – Letícia Jacintho, presidente da De Olho no Material Escolar, lembra que a polêmica recente em questões do ENEM (Ensino Nacional do Ensino Básico) 2023 mostrou o tamanho da distância entre a educação e as atuais práticas do agronegócio brasileiro.
LEIA MAIS > Lideranças destacam desenvolvimento e justiça social no MasterCana Nordeste
“A Agroteca é uma das ferramentas que entregamos à sociedade para reduzir essa lacuna de conhecimento, que acaba gerando visões equivocadas sobre o setor rural, que é dinâmico, sustentável, inovador e gerador de riquezas e empregos”, explica.