O cenário de comercialização do álcool combustível no Brasil, principalmente as elevações de preços ocorridas no período da entressafra, foi o principal assunto de reunião realizada ontem, 9 de janeiro, no Palácio do Planalto, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros de Minas e Energia, Silas Rondeau, e da Agricultura, Roberto Rodrigues.
Um dos resultados dessas conversações foi a divulgação de nota conjunta dos dois Ministérios, confirmando a realização de reunião com os produtores de álcool ainda esta semana, com o objetivo de se buscar um acordo para a manutenção dos preços do álcool anidro negociados com o Governo na entressafra de 2003.
“O Governo confia na maturidade do setor e vê espaço para o entendimento”, afirma a nota. O valor do álcool aumentou aproximadamente 6% nos postos de combustíveis, desde o início de 2006, de acordo com informações da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis). Essa elevação de preço proporcionou um aumento de 2% no valor da gasolina que possui 25% de álcool na mistura do combustível.