O Programa de Residência em Agronomia da Usina Santa Terezinha, realizado em parceria com a UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Instituto de Agronomia), oferece oportunidades para Engenheiros Agrônomos formados há até três anos.
Hoje, o Programa é referência nacional de Residência Agronômica com a cultura da cana-de-açúcar. A formação será em Fitotecnia, aprimorando conhecimentos técnicos e práticos sobre a cultura canavieira por meio de vivências em diferentes processos como qualidade, preparo de solo, tratos culturais, plantio e colheita, além de desenvolver futuros gestores para lideranças de pessoas e resultados.LEIA MAIS > Copersucar avança em sua estratégia de transição energética com o combustível renovável de aviação (SAF)
Todo o Programa é desenvolvido na Usina Santa Terezinha, maior empresa do setor sucroenergético do sul do país, com operações na região noroeste do Paraná. São oito vagas de residentes, distribuídas entre as sete unidades produtivas da empresa: Maringá (Iguatemi), Paranacity, Terra Rica, Cidade Gaúcha, Ivaté, Rondon e Tapejara. A duração do Programa é de um ano, com carga horária de 40 horas semanais e bolsa mensal.https://www.residenciaemagronomiaufrrj.com.br/editais/edital-16-2023/?fbclid=IwAR0cf_28cu8ZxswqVO91PnWQzNlGQRv2NawrCRtb4JT7CXyirA8nHhHXFgU. Podem se candidatar à seleção engenheiros agrônomos formados há, no máximo, 3 anos, com diploma de graduação de instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação).
O processo seletivo é composto de duas fases: inscrição e seleção, com prova e entrevista online. As inscrições devem ser feitas pelo site da UFRRJ até o dia 24 de novembro:LEIA MAIS > Preço da cana a R$ 170/ton para a safra 2023/24, estima Czarnikow
O programa é desenvolvido há mais de 10 e já formou 61 profissionais, capacitando residentes para modernas tecnologias da cultura canavieira.
É uma oportunidade única para que os profissionais possam aplicar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula, com incentivo financeiro. Após a conclusão do Programa, o engenheiro agrônomo tem a possibilidade de ser contratado pela Usina Santa Terezinha e iniciar sua carreira em uma das maiores empresas do setor sucroenergético do país.