O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) vai receber investimento de R$ 180 milhões de reais por parte da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Os recursos serão aplicados em projetos de biotecnologia (variedades transgênicas) e de sementes (novo sistema de plantio).
“Criado em 1969, o CTC é uma empresa de biotecnologia e inovação, líder global em ciência da cana-de-açúcar. A empresa tem um dos maiores bancos de germoplasma de cana do mundo, com mais de 5 mil variedades”, enfatiza a direção do Centro.
LEIA MAIS > Por que a Tereos aposta no biogás para produção de energia elétrica?
Nos laboratórios em Piracicaba – SP e Saint-Louis (Missouri-EUA), os cientistas do CTC desenvolvem trabalhos de ponta em melhoramento e engenharia genética. O portfólio da companhia reúne variedades de cana de alta produtividade e resistentes a pragas.
“As nossas tecnologias estão focadas no desenvolvimento de melhoramento genético, biotecnologia, solução de plantio do projeto sementes, entre outras técnicas disruptivas e sustentáveis para o setor sucroenergético”, diz Denise Francisco, diretora Financeira e de Relações com Investidores do CTC.
Nos últimos dez anos, o CTC investiu R$ 1,3 bilhão de reais em pesquisa e desenvolvimento. Segundo Denise, ao oferecer ao mercado variedades de cana mais produtivas, eficientes e sustentáveis, o CTC contribui para a evolução do Brasil como provedor de energia limpa e renovável, como etanol e bioeletricidade, além de líder mundial de açúcar.