A 23ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol será palco da premiação “DATAGRO Green Excellency Awards”. Durante a tarde do dia 23 de outubro – no hotel Grand Hyatt, em São Paulo – as empresas mais eficientes na emissão de CBIOs, créditos que representam cada tonelada de CO2 que deixou de ser liberada na atmosfera no processo de produção, distribuição e consumo de combustível, serão reconhecidas e homenageadas no principal evento do setor sucroenergético, que ocorre na mesma semana em que é realizado o tradicional Sugar & Ethanol Dinner em São Paulo.
Aprovado por expressiva maioria no Congresso Nacional, sancionado na forma da Lei 13.576 em 2017, regulamentado e implementado a partir de meados de 2020, o RenovaBio é a Política Nacional de Biocombustíveis, tendo se consolidado como um dos maiores programas de descarbonização do mundo, com o objetivo de promover e expandir a produção de biocombustíveis fundamentada na previsibilidade e na sua sustentabilidade ambiental, econômica e social.
LEIA MAIS > A Evolução do Setor Sucroenergético: O Futuro Sustentável do Brasil
No mês de julho de 2023, o programa atingiu a marca de 100 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs) emitidos, desde a primeira emissão desse ativo ambiental ocorrida em 20 de janeiro de 2020, de acordo com o balanço da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Isso significa que, desde o início da operacionalização do programa, já foram evitadas, contabilizadas e certificadas as emissões de 100 milhões de toneladas de CO2 equivalente para a atmosfera.
A primeira negociação de CBIOs da história do programa ocorreu em 12 de junho de 2020, com a compra pela DATAGRO de 100 créditos adquiridos, com intermediação da SUCDEN, da empresa ADECOAGRO. Esses créditos foram aposentados segundo as regras do programa para mitigar emissões relacionadas à conferência da DATAGRO daquele ano.
LEIA MAIS > Canaplan estima moagem de 636 milhões de toneladas para o Centro-Sul
“O RenovaBio é um dos maiores programas de descarbonização do mundo e o DATAGRO Green Excellency Awards vem homenagear e valorizar, de forma totalmente independente, as empresas mais eficientes no sequestro de carbono da atmosfera”, declara Guilherme Nastari, diretor da DATAGRO.
Para a seleção dos prêmios de mais eficientes do ano serão consideradas apenas as empresas que possuem certificados válidos atualmente. São 6 categorias, Mais Eficientes em Geração de CBIOs em:
Etanol de Cana Centro-Sul,
Etanol de Cana Norte-Nordeste,
Etanol de Usinas Flex (Cana e Milho),
Etanol de Milho,
Biodiesel, e
Biometano.
LEIA MAIS > Eventos debatem o futuro do setor na próxima semana
Na categoria Mais Eficiente em Geração de CBIOs – Etanol de Cana Centro-Sul 223 empresas participam da seleção ao prêmio. Já na categoria Etanol de Cana Nordeste são 37 participantes. São 7 empresas participando na categoria Etanol de Usinas Flex, e também 7 participantes na categoria Etanol de Milho. Na categoria de Mais Eficientes na Geração de CBIOs em Biodiesel serão consideradas 37 empresas; e, por fim, em Biometano, 4 participantes.
A expectativa é que em seus primeiros 11 anos de história, o Renovabio promova a descarbonização de mais de 700 milhões de toneladas de CO2 equivalente. Somente em 2022, foram mitigadas 35,98 milhões de toneladas de CO2 equivalente.
Serviço
Cerimônia de Premiação: DATAGRO Green Excellency Awards
Local: 23ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol
Hotel Grand Hyatt São Paulo, Avenida das Nações Unidas, 13301 – Itaim Bibi – São Paulo – SP – 04578-000
Dia: 23 de outubro de 2023, segunda-feira
Horário: 16h30 às 17h