A Delta Sucroenergia vem atuando de forma eficiente na prevenção aos incêndios rurais em suas áreas de influência, especialmente próprias e de fornecedores de cana-de-açúcar. Prova dessa ação é a queda gradual no número desse tipo de incidentes desde o ano de 2020.
O Centro de Inteligência Agrícola (CIA), que monitora toda a área rural de atuação e manejo da empresa, divulgou que o número de casos de incêndios por hectares vem caindo, mesmo no período mais seco de cada ano.
As comparações feitas levam em consideração o mesmo período de cada ano. Entre 2020 e 2021, a queda no número de incêndios foi de 29,26%. Já entre 2021 e 2022, os dados apontaram que houve 30,61% a menos de focos. A maior porcentagem foi registrada na comparação dos números entre os meses de janeiro a agosto de 2022 e o mesmo período de 2023, onde a queda é de 65,97%.
LEIA MAIS > Receita líquida da Zilor no 1T24 somou R$ 865,0 milhões
Essa redução vem ocorrendo devido a um eficiente sistema de Prevenção e Combate a Incêndios. Uma estrutura de combate nos canaviais no entorno das cidades de Delta, Conquista e Conceição das Alagoas, onde são localizadas as unidades da Delta Sucroenergia. Esse cuidado também se aplica na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Aldeia, situada na Serra Gaúcha – MG. Faz parte desse sistema o monitoramento 24 horas por dia e a utilização das bases de estações climáticas com informações sobre vento, temperatura e umidade para detectar as regiões mais críticas e propensas a incêndios realizado pelo CIA.
O reconhecimento pela forma de agir com os incêndios vem fazendo com que a Delta seja referência para esse tipo de enfrentamento. Prova disso é que a Delta sedia módulo de Métodos de Combate a Incêndios em Canaviais, do curso de “Prevenção e Combate a Incêndio Florestal” realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Como incêndio em canavial é complexo e não existe literatura que embase a ação de combate, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) passa toda a normativa teórica e realiza simulações práticas que são utilizadas no treinamento dos brigadistas da empresa, no módulo do curso realizado pelos militares.
LEIA MAIS > Usina Lins inaugura novo escritório administrativo em Ribeirão Preto – SP
Prevenção e combate a incêndios
De forma preventiva, para evitar as ocorrências de incêndios, é realizada a limpeza e desobstrução dos aceiros, limpeza das margens de rodovias, limpeza de carreadores dos canaviais, limpeza das faixas de servidão, é feita a limpeza sob as redes de energia, é realizado o enleiramento de palha em todas as áreas colhidas e realiza diariamente a termografias em todas as colhedoras a fim de prevenir que aconteça incêndios originados das máquinas.
O setor de Corte, Transbordo e Transporte (CTT) possui uma estrutura de combate a incêndios composta por: caminhões-pipa e caminhonetes de apoio equipadas kit de primeiro combate, sopradores, além de brigadistas treinados pelo SESMT, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e Instituto Estadual de Florestas (IEF). Nas emergências, em locais de difícil acesso para veículos, entram em ação duas aeronaves para o combate a incêndios.
LEIA MAIS > Etanol encerra mês estável, comercializado a R$ 3,76
Ações preventivas
São realizados trabalhos de conscientização com os colaboradores, comunidade, fornecedores e parceiros, reforçando sobre os prejuízos ambientais que as queimadas provocam e solicitando o apoio de todos no combate a essa prática.
Em parceria com a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), a Delta realiza a instalação de placas e outdoors de orientação quanto ao risco das queimadas e reforçando as medidas de prevenção. Nas redes sociais da empresa também é divulgada toda a campanha de conscientização.
As cidades inseridas nas áreas de influência das unidades são contempladas com ações de educação ambiental destinadas a crianças e adolescentes. O projeto de prevenção a incêndios rurais abrangeu 8 escolas em 7 municípios, onde colaboradores do setor de Sustentabilidade e militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais falaram para mais de 900 alunos sobre a prevenção e importância de não causar incêndios para preservar a vida e a biodiversidade dos ecossistemas, seja em plantações, florestas ou mesmo em áreas urbanas.
LEIA MAIS > Maior volume escoado garante novo avanço no faturamento com as exportações do agro
PAME
A Delta faz parte do Plano de Auxílio Mútuo em Emergências (PAME), um grupo composto por empresas da região de Uberaba, localizadas próximas umas das outras, cuja finalidade é a atuação de seus integrantes, de forma conjunta, na preparação e efetiva resposta às emergências nas instalações das empresas integrantes. O grupo gerido pelo Corpo de Bombeiros, sendo que, todas as ações seguem o que está determinado no estatuto de gestão do 8º Batalhão de Bombeiros Militares, fica em alerta 24 horas por dia, durante todos os dias da semana.
O plano visa, ainda, o estabelecimento e a manutenção do constante relacionamento e a interação dos integrantes do plano, potencializando e otimizando a relação com as autoridades públicas responsáveis pela resposta às emergências.