Em meio a alta demanda mundial por alimentos, diversas técnicas agrícolas são essenciais para o aumento seguro e rápido da produtividade no campo.
Uma dessas tecnologias é a pulverização aérea, prática já muito difundida na agricultura brasileira, mas pouco conhecida de fato por grande parte da população.
No dia 19 de agosto, data em que se comemorou o Dia Nacional da Aviação Agrícola, a CropLife Brasil (CLB) lançou a websérie “Voar é Preciso”.
Com três episódios, a websérie tem como principal objetivo mostrar a importância da prática para o setor e a segurança do uso dessa técnica.
LEIA MAIS > MasterCana Centro-Sul reforça presença feminina no agro
“Nos últimos anos, a pulverização aérea ganhou destaque na mídia por conta da proibição da prática em algumas partes do país e pela difusão de informações não fundamentadas sobre possíveis prejuízos no campo e para a população. O fato é que a pulverização aérea é uma prática regulamentada e segura para a sociedade. Além disso, permite uma maior agilidade na aplicação de fertilizantes e defensivos, químicos ou biológicos, que muitas vezes não pode ser atingida com a aplicação terrestre”, destaca Eduardo Leão, presidente-executivo da CropLife Brasil (CLB).
Segurança para todos
A empresa é patrocinadora do Programa de Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS), projeto voluntário de certificação e boas práticas que tem como meta aumentar a responsabilidade ambiental nas aplicações de defensivos agrícolas químicos e biológicos, por meio do controle dos fatores que levam a uma pulverização eficaz e segura.
“Os treinamentos incentivam a capacitação e qualificação das empresas do setor. O programa estabelece uma série de regras que determinam que a atividade só pode ser realizada por profissionais devidamente qualificados e certificados. Isso reduz inúmeros riscos, principalmente o ambiental”, informa Roberto Araújo, líder de Sustentabilidade e Stewardship da CropLife Brasil.
A série, feita em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG) e a Consultoria AgIn, conta com a participação de produtores rurais, engenheiros agrônomos e pilotos especializados em pulverização aérea. Em seus três episódios, esclarece como funciona essa prática, em quais culturas é utilizada, e como funciona todo o processo de formação de novos pilotos agrícolas, um curso que dura cerca de 40 dias e segue a legislação rigorosa da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A tecnologia envolvida e a evolução dos processos de aplicação aérea também são temas destacados na websérie. “A CropLife acredita em uma agricultura moderna, tecnológica e sustentável. Aquela que permite um futuro a toda uma cadeia produtiva, e que se adapta aos constantes desafios do setor”, conclui Araújo.
O primeiro episódio já está disponível no canal do YouTube da CropLife Brasil. Os demais serão lançados nos próximos dias.
LEIA MAIS > Colhedora de duas linhas CH950 aumenta produtividade no canavial
Dia Nacional da Aviação Agrícola
A data comemorativa marca a primeira operação aeroagrícola no Brasil, em Pelotas, Rio Grande do Sul. Na ocasião, em 1947, foi utilizado um avião com um sistema improvisado de pulverização com o objetivo de combater uma praga de gafanhotos responsável pela destruição de diversas culturas na região. Até hoje, essa praga é motivo de grandes preocupações em diversos continentes, mobilizando governos e outros agentes públicos.