A definição de estratégias para a verticalização da produção da cana-de-açúcar de fornecedores independentes é uma das prioridades de trabalho para 2007 da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Esta foi uma das decisões da reunião da Comissão realizada ontem, 14 de fevereiro, na sede da entidade, em Brasília, conforme informações da Agência CNA.
De acordo com o assessor técnico da comissão, José Ricardo Severo, essa verticalização poderá ser viabilizada com a formação de cooperativas entre os produtores e a criação de unidades industriais para os fornecedores cooperados. Para José Ricardo, os produtores poderão, dessa forma, ter um melhor retorno pela sua atividade, participando diretamente dos ganhos com os produtos finais, ou seja, álcool e açúcar.
A questão da verticalização será aprofundada em um evento sobre tecnologias industriais para a pequena produção de álcool e em um estudo sobre a viabilidade técnica e econômica para a implantação de pequenas destilarias.
O modelo de remuneração do Conselho de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool (Consecana) será outro assunto de destaque na pauta da Comissão Nacional em 2007. A reunião contou com a presença de representantes do setor canavieiro de diversas regiões do País.