O projeto de lei que denomina o 1º Polo Agromineral Verde do Brasil, em Uberlândia – MG, de Ministro Alysson Paolinelli foi encaminhado à Câmara Municipal, nesta terça-feira (11).
Além de homenagear o ex-ministro da Agricultura, a proposta, de autoria do prefeito Odelmo Leão, também institui diretrizes de consolidação do município como estimulador e fornecedor de remineralizadores de solo, como o pó de basalto, no desenvolvimento da produção agrícola sustentável.
Engenheiro agrônomo e professor, Paolinelli liderou a revolução agrícola tropical e definiu um novo marco para desenvolvimento da agricultura e promoção da segurança alimentar.
LEIA MAIS > 10º SINATUB traz Balanços de Massa e Energia, Tratamento de Caldo e Fabricação de Açúcar
“Um grande brasileiro e responsável por Uberlândia se tornar referência nos estudos do pó de basalto e remineralizadores do solo”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.
No que se refere às diretrizes, a proposta estabelece o compromisso do município com a promoção e utilização de remineralizadores no agronegócio, bem como com o incentivo de novas pesquisas para o aprimoramento da cadeia produtiva agrícola e dos bioinsumos.
Desde 2019, a gestão municipal lidera a pesquisa e o desenvolvimento do uso dos remineralizadores de solo como uma opção sustentável para a agricultura nacional. Em 2021, colocando Uberlândia no centro desenvolvedor do pó de rocha, foi lançado o 1º Polo Agromineral Verde do Brasil. Na oportunidade, o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, esteve presente na cidade para promover a iniciativa.
O Executivo municipal também já elaborou e publicou uma cartilha virtual com resultados e vantagens do uso de remineralizador neste ano. No material, há dados específicos sobre cada tipo de cultivo e os vários testes feitos com diferentes dosagens do pó de rocha (basalto).