Mercado

Produção global de açúcar vai superar demanda, diz OIA

A produção mundial de açúcar crescerá mais do que o previsto anteriormente devido às condições climáticas favoráveis, que melhoraram as perspectivas das safras de Brasil, Índia e Tailândia, segundo informações da Organização Internacional do Açúcar (OIA) às agências internacionais.

A produção mundial de açúcar totalizará 158,3 milhões de toneladas no ano encerrado em setembro de 2007, uma alta de 2,3% em relação às 154,7 milhões de toneladas projetadas em agosto. A produção mundial de açúcar superará a demanda de 152,4 milhões de toneladas para o período.

O salto de 62% dos preços dos contratos futuros de açúcar no ano passado, representando o melhor desempenho entre todas as commodities agrícolas, estimulou os agricultores brasileiros e de outros países que também são grandes produtores a elevar seu cultivo de cana e construir novas usinas de processamento. O aumento da produção ajudou a fazer com que os contratos futuros de açúcar recuassem 16% na Bolsa de Nova York (Nybot) em 2006.

O Brasil, o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, colherá uma safra recorde da planta, de 475,7 milhões de toneladas, no ano que se encerrará em abril de 2007, em comparação às 431,4 milhões de toneladas do mesmo período do ano passado, segundo relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).