A assinatura de um protocolo de intenções para a padronização do álcool anidro e hidratado é um dos destaques da reunião do Arranjo Produtivo Local do Álcool da Região de Piracicaba (Apla), que acontecerá no dia 6 de dezembro, às 14h, no Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), em Piracicaba, SP. Durante o evento, promovido pela Secretaria da Indústria e do Comércio de Piracicaba, haverá um balanço das atividades do Apla em 2006, a divulgação de ações previstas para 2007, além da formalização de um convênio com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
O desenvolvimento de padrões e materiais de referência com rastreabilidade internacional para o etanol, que será feito pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) – conforme prevê o protocolo de intenções –, será importante para facilitar a participação do álcool no mercado internacional como commodity. Durante a assinatura do protocolo, estará presente o presidente do Inmetro, João Alziro Herz da Jornada.
O convênio, que será assinado entre o Apla e a Apex, tem o objetivo de criar condições para a divulgação da tecnologia do setor sucroalcoleiro da região de Piracicaba em eventos e feiras internacionais. O Arranjo Produtivo Local é constituído por 70 empresas e 10 usinas, além de outras instituições como centros de tecnologias e sindicatos. O presidente da Apex, Juan Quiros, e o secretário da Indústria e do Comércio de Piracicaba, Luciano Santos Tavares de Almeida, participarão do evento que formalizará o acordo.