A Organização Balbo vai investir R$ 150 milhões para construir sua terceira usina sucroalcooleira no país. A nova unidade está localizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e deverá entrar em operação em 2008. O investimento da família Balbo nesta terceira planta, batizada de Usina Uberaba, está sendo realizado em parceria com os grupos Caldema e ML4 Participações. A organização terá participação direta de 35% e o controle do empreendimento, uma vez que a ML4 tem Leontino Balbo Júnior entre seus controladores e ficará com outros 30%. Com sede em Sertãozinho (SP), a Caldema, fabrica equipamentos sucroalcooleiros, terá os demais 35%.
O projeto já está em fase de plantio de mudas de cana-de-açúcar, conforme Nelson Balbo, diretor da Usina Uberaba. A usina foi projetada para processar 4,5 milhões de toneladas quando estiver concluída. O volume supera a capacidade conjunta das outras duas que o grupo já operam — São Francisco e Santo Antônio. No primeiro ano de operações, a expectativa é que a nova unidade processe 900 mil de toneladas de cana. Deverão ser gerados 4,75 mil postos de trabalho, 950 deles diretos.
O grupo também está elevando a aposta no mercado de álcool orgânico voltado às indústrias de alimentos, bebidas e farmacêuticas. O grupo paulista já tem acordo de fornecimento fechado a Natura e negocia contratos de exportação para Estados Unidos, Europa e Japão.
A oferta de álcool orgânico dos Balbo deve ficar em 6,5 milhões de litros nesta primeira safra, a 2006/07.
A parceria entre os Balbo e a Natura é mais antiga. A usina também é fornecedora de açúcar orgânico para a produção de sabonetes esfoliantes. Além do açúcar e do álcool, a Natura utiliza plantas, ervas, madeira e frutas orgânicas para a composição de seus produtos.