Mercado

Logística de Suprimentos da Agroindústria

Estratégias que movimentam e alavancam o mercado

Logística de Suprimentos da Agroindústria

O Brasil passa por um momento ímpar em sua história, onde oportunidades no mercado de biocombustíveis têm sido enormes tanto no âmbito nacional, como no internacional.

Além das pautas ambientais, discutidas no mundo todo em prol da necessidade de preservação do planeta, as demandas projetadas para o mercado de etanol e biocombustíveis levaram novamente nosso país ao holofote mundial.

Com a expansão da agroenergia, as portas de acesso a novos recursos se abrem, gerando maior riqueza, renda e a produção de alimentos. Tais condições permitirão que distâncias sociais e econômicas sejam reduzidas, contribuindo para o saneamento da fome e sobretudo, a minimização do aquecimento global.

Após a crise instalada pelo cenário pandêmico atrelado às constantes mudanças climáticas, apesar das inseguranças e instabilidades, a busca por combustíveis renováveis ficou ainda mais latente.

LEIA MAIS > Nova portaria para registro de biológicos estimula prática da agricultura regenerativa

Roberto Léllis

O etanol, quando comparado com combustíveis de origem fósseis, possui em sua produção cerca de 90% a menos de poluentes.

Do mesmo modo, seus subprodutos originados de matérias naturais como milho e cana-de-açúcar, produzem biomassa e alimentos riquíssimos para a demanda alimentar, assim como suplementos para a agricultura e pecuária, proporcionando benefícios como: menor espaço de pastagem, com maior produtividade e alta performance.

Tudo isso, atrelado a sustentabilidade e responsabilidade social e ambiental, contribuindo para a geração de milhares de empregos em todo país.

Ficamos felizes por poder acompanhar entidades de classe e o excelente trabalho promovido pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), pelo Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CeiseBR), sindicatos e grandes empresários extremamente dedicados, que souberam demonstrar, defender e promover a importância dos biocombustíveis, garantindo ainda nos momentos de instabilidade setorial, levantaram nossas bandeiras e hoje já colhem frutos sólidos do trabalho realizado, comenta Rosana Amadeu da Silva, diretora Administrativa da Telog Logística.

LEIA MAIS > Conheça as práticas regenerativas que mantém a maior usina de cana dos Estados Unidos

Roberto Léllis, diretor comercial compartilha que a Telog, sempre esteve na vanguarda do segmento logístico, tendo em seu DNA os biocombustíveis, carregando em sua essência, intitulados filhos de usinas, hoje acionistas, que desde a década de 70 viveram e promoveram o Agro nacional.

Neste grande ciclo de evolução e revolução dos biocombustíveis, buscamos ser protagonistas e participar ativamente, promovendo uma logística de qualidade e viabilizando grandes transformações para a economia sustentável, inovando e entregando ano a ano, cada vez mais tecnologia, performance, e resultados com risco zero para todo nosso nicho de mercado.

São mais de duas décadas de uma história construída com muita paixão e dedicação, e é motivo de orgulho estar presente nos grandes players do agro nacional, atuando com pioneirismo e agregando valor à logística.

A Telog trouxe ao mercado, um novo formato para a logística de suprimentos das usinas, com grande know-how, a formatação de cargas antes incompatíveis, hoje são transportadas para nossos clientes de forma paletizada, sistêmica e personalizada, trazendo maior produtividade nos processos de recebimento e estocagem, melhor acomodação de itens no veículo e com um sistema online integrado, possibilita total visibilidade operacional, trazendo maior segurança, previsibilidade e registrando cases com até 20% de economia.

LEIA MAIS > Raízen lança nova marca dedicada à energia

Rosana Amadeu Silva

Com mais de 400 colaboradores e com 11 filiais distribuídas em 6 Estados, a Telog tem focado em ações constantes mirando as melhores práticas de gestão em negócios e desenvolvimento humano, buscando desenvolver o transporte cada vez mais em linha com os princípios da agenda ESG.

Além disso, a companhia tem investido fortemente na capacitação e na geração de conhecimento, aprimorando o capital humano e a inovação da atividade de transporte e logística. Esforços que têm gerado grandes resultados, tendo como exemplo a certificação GPTW (Great Place to Work), conquistada pela Telog por dois anos consecutivos, colocando a empresa na lista de melhores empresas para trabalhar.

A metodologia “GPTW for All” contribui e repercute em resultados positivos e de crescimento para pessoas, negócios e sociedade. A dimensão da certificação busca uma cultura onde os colaboradores tenham confiança na liderança, gostem das pessoas com que trabalham e que tenham orgulho do fazem.

LEIA MAIS > Plantio Vertical, que proporciona ganhos de produtividade de até 44%, será apresentado em Ribeirão Preto -SP

O planejamento estratégico Telog, leva em consideração questões voltadas ao clima organizacional, governança corporativa e responsabilidade social na estruturação de novos projetos, estando totalmente comprometidos com os propósitos e resultados de nossos clientes.

Com toda história da Telog edificada no Agro, é com um sentimento de satisfação, vemos o setor entrar em 2023 com amplas perspectivas positivas, com a desoneração dos tributos sobre o etanol, com projeções afirmativas de que o Brasil possa ser autossuficiente na produção, que traga maior visibilidade ao Etanol nacional e que em poucos anos possamos dobrar nossa capacidade produtiva, atendendo a crescente demanda global. A Telog acredita que sólidas parcerias entre os poderes público e privado destravarão o desenvolvimento de nosso país, rumo a um futuro de grandes oportunidades.

Fazer parte de um segmento tão importante para nossa economia, e ter a oportunidade de levar todo conhecimento construído ao longo dos mais de 20 anos para o mercado agro, colaborando para resultados de grandes indústrias, são razões de muito orgulho.

Assim, desde sua fundação a Telog fortalece diariamente o compromisso de contribuir com o desenvolvimento de nosso país, levando maior tecnologia, inovação e proporcionando maiores resultados em todas as esferas de nossa atuação corporativa, social e ambiental.

Está é a matéria de capa da edição 344 (Abril/Maio 2023) do JornalCana.

Para ler, clique AQUI!