Mercado

Brasil lidera criação de entidade internacional ligada ao etanol

Um mercado consumidor mundial com potencial ainda desconhecido, cuja liderança brasileira desperta interesse e coloca o País em um papel de destaque no cenário internacional. Estamos falando do etanol, combustível derivado da cana-de-açúcar, produto cada vez utilizado por Estados Unidos e países da Europa como alternativa à mistura com a gasolina em veículos automotores.

Em número atuais, se europeus, americanos e japoneses optassem por adicionar 10% de etanol à gasolina, seria necessária um a produção adicional de 77 bilhões de litros de álcool anualmente. Apenas nos EUA, esse consumo seria de, aproximadamente, 55 bilhões de litros.

De olho nesse mercado, recentemente incentivado pela IEA, International Energy Agency, que recomendou aos países membros que revejam seus impostos para importação de álcool, como forma de diminuir a dependência do petróleo, o Brasil surge como o líder da IETHA (International Ethanol Trade Association), entidade apolítica e sem fins lucrativos, que terá a missão de estimular o mercado de consumo do etanol, acompanhar, arbitrar e avaliar as práticas internacionais de comercialização do produto.

O lançamento da IETHA ocorrerá durante a premiação do Mastercana, um dos mais importantes eventos da agroindústria canavieira do Brasil, que, em 2006, completa 17 anos.

Na mesma noite, o Mastercana premiará Claude Mandil, diretor-executivo IEA (International Energy Agency), com sede em Paris, como “Personalidade Internacional – Biocombustíveis”. Mandil é uma das personalidades que mais fortemente tem incentivado o consumo do álcool combustível produzido no Brasil, sobretudo na Europa.

Este ano, a cerimônia de premiação do Mastercana Brasil encerra a programação do Ethanol Day, Dia Internacional do Álcool, que ocorre a cada dois anos, composta pela VI Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Álcool.