O setor econômico das cooperativas pernambucanas, conduzido pelo líder da OCB-PE, Anselmo Malaquias, junto com o presidente da Frente Parlamentar do ramo, o deputado estadual Waldemar Borges (PSB), reuniu-se, nesta segunda-feira (17), com o ex-governador Paulo Câmara, empossado como o novo presidente do Banco do Nordeste (BNB).
Na pauta, assuntos de interesse das dezenas de cooperativas de vários segmentos, com destaque ao pedido para que também sejam incluídas na política do Fundo Constituição de Financiamento do Nordeste (FNE).
LEIA MAIS > Estudo aponta desafios do seguro rural em meio a mudanças climáticas
O presidente da Associação dos Fornecedores de Cana, Alexandre Andrade Lima, que também preside uma cooperativa canavieira (Coaf) com matriz na capital pernambucana e filiais no interior do estado e na Paraíba, esteve presente na reunião.
“O recurso do FNE, que é um crédito diferenciado, com juros subsidiado, é liberado às usinas convencionais, por que não para as cooperativadas também. Em Pernambuco já temos três (Coaf em Timbaúba, CoafSul em Ribeirão e Agrocan em Joaquim Nabuco), sem falar nas cooperativas de outros ramos econômicos. O FNE é importante para uma gestão planejada, onde permite a venda dos nossos produtos (açúcar e etanol) no tempo ideal, quando os preços estão melhores”, disse o líder da Coaf, que também é conselheiro e diretor do sistema OCB/Sescoop.
LEIA MAIS > Amendoim contribui para recuperação e enriquecimento do solo nos canaviais
Diante de Paulo Câmara, Alexandre sinalizou que o BNB, até o momento, não tem atuado no desenvolvimento das cooperativas, mesmo havendo a possibilidade desses financiamentos diretos ou através das cooperativas de crédito, como a Sicredi e Sicoob.
O presidente da OCB/PE solicitou ao gestor a apreciação inclusive do convênio do BNB firmado com a OCB e o Sescoop nacional, em 2020, que prevê a liberação de recursos da ordem de R$ 200 milhões para as cooperativas dos sistemas Sicredi e Sicoob. Na oportunidade, Câmara foi convidado para a abertura do Seminário de Crédito e Desenvolvimento Sustentável, agendado para o dia 30 de junho, no Recife – PE, que deverá reunir cooperativistas e parceiros do Cooperativismo, visando à discussão de oportunidades para o segmento.