Após inaugurar, recentemente, uma planta flex – a primeira do Nordeste – com capacidade para produção de etanol extraído tanto da cana-de-açúcar, como do milho, a Cooperativa Pindorama anunciou nesta quarta-feira (12), um novo investimento: uma unidade de beneficiamento de grãos que vai absorver a produção local e incrementar o desenvolvimento da região.
Os detalhes sobre a unidade adqjuirida foram apresentados para rizicultores locais durante um encontro promovido pela Secretaria da Agricultura do município de Igreja Nova, na região do Baixo São Francisco alagoano, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e a diretoria da cooperativa
A reunião ocorreu no auditório da Secretaria de Educação de Igreja Nova, na tarde desta terça (11), contando com as presenças de cerca de 150 rizicultores, vereadores, o ex-prefeito da cidade, Neilton Silva; o secretário municipal de Agricultura, Vanderlei Dantas; a prefeita Vera Dantas, a secretária de Estado da Agricultura, Carla Dantas, além dos diretores Klécio Santos (presidente), Carlos Roberto Santos (vice-presidente) e Antônio de Oliveira (secretário), todos da Cooperativa Pindorama.
LEIA MAIS > Centro-Sul encerra safra 2022/23 com moagem de 548,28 milhões de toneladas de cana
Localizada em Igreja Nova, a nova unidade fabril da Pindorama foi adquirida no início deste mês, resultado de um investimento em torno de R$ 15 mi. A fábrica vai absorver a produção de arroz dos rizicultores locais, gerando emprego e renda na região do Baixo São Francisco.
De acordo com o diretor-secretário da cooperativa, Antôniode Oliveira, a unidade de beneficiamento de arroz da Pindorama tem capacidade de armazenamento de cerca de 5 mil toneladas de grãos, podendo ser potencializada, caso haja essa necessidade.
“Esse investimento vem nos possibilitar a ampliação de leque de desenvolvimento que nossa cooperativa tem pleiteado. A atual capacidade condiz com a necessidade de momento, mas pode ser ampliada a partir do aumento da produção, que é nossa perspectiva“, disse Oliveira.
A secretária de Estado da Agricultura, Carla Dantas, comemorou a novidade, enfatizando a importância dos investimentos realizados pela Pindorama.
LEIA MAIS > Centro-Sul encerra safra 2022/23 com moagem de 548,28 milhões de toneladas de cana
“Essa é uma boa notícia para os produtores de arroz do Baixo São Francisco, que está reacendendo a esperança da região. A fábrica é importante para Igreja Nova, dá garantia de compra para os rizicultores e movimenta a economia da região. Agora ela está com a Cooperativa Pindorama, que hoje é conhecida no Brasil inteiro, e que já sinalizou que vai comprar arroz dos produtores locais”, afirmou Carla Dantas.
De acordo com o diretor técnico da Secretaria de Agricultura de Igreja Nova, Edvaldo Muniz, o município tem em sua área rural cerca de 700 lotes no perímetro irrigado do Rio Boacica, que é ideal para o cultivo de arroz.
“São aproximadamente 3 mil hectares de terras aproriadas para a rizicultura“, afirmou Muniz.
Apesar do expressivo número de lotes, em apenas 255 deles são cultivados o grão. “A área onde há cultivo, atualmente, chega a 1 mil hectares, com uma capacidade para produzir cerca de 7 mil toneladas de arroz por ano”, garantiu Muniz.
LEIA MAIS > Tereos realiza ação de conscientização sobre importância das abelhas
O presidente da Cooperativa Pindorama Klécio Santos, avaliou que, com a Pindorama tomando as rédeas do negócio, pela capacidade administrativa e a força da marca, logo essa produção ganhará ainda mais força.
“A representatividade e a confiança que a Pindorama conquistou no mercado certamente farão com o produtores de arroz de Igreja Nova ampliem seus cultivos, trazendo muito mais renda para a região, ampliando o cultivo de grão e a oferta de empregos diretos e indiretos, que é o nosso principal objetivo”, falou Klécio Santos.
A Pindorama já conta em seu mix de produtos como os arrozes parboilizado e branco, passando, em breve, a também comercializar o arroz tipo 2, que será envasado na unidade de Igreja Nova, e o flocão de arroz, que será fabricado na Unidade de Beneficiamento de Milho e Cereais, localizada na Usina Pindorama.