Mercado

Usina do Bem investe em crianças em um dos maiores campos de refugiados do mundo

A iniciativa mantém cerca de cem crianças sendo educadas em inglês e que estão sendo preparadas para um melhor futuro social e profissional

Usina do Bem investe em crianças em um dos maiores campos de refugiados do mundo

O programa social Usina do Bem, liderado pela ProCana Brasil, foi idealizado e criado há mais de dez anos com o objetivo de proporcionar crescimento e qualidade de vida para crianças, adolescentes e jovens em situação vulnerável em países africanos.

LEIA MAIS > Bioenergética Aroeira aumenta moagem na safra 2023/24 e moderniza o COI

Como acontece todos os anos, em fevereiro uma comitiva que contou com a participação de Josias Messias, CEO da ProCana & Pró-Usinas, foi supervisionar o trabalho com as crianças nas bases de acolhimento de Koboko, Uganda, e de Kalobeyei, dentro de um dos maiores campos de refugiados do mundo: o Kakuma Camp, na região noroeste do Quênia.

LEIA MAIS > Com centro de operações unificado, Tereos estima economia de R$ 25 milhões por safra

O campo foi criado em 1992 após a chegada dos “Meninos Perdidos do Sudão”. Atualmente, segundo informações do órgão responsável por refugiados da ONU (UN Refugee Agency), o campo de refugiados de Kakuma e o Assentamento integrado de Kalobeyei, abrigam quase 200 mil refugiados e solicitantes de asilo. A maioria oriundos do Sudão do Sul.

LEIA MAIS > Usina Agropéu recebe Road Show da Transformação Digital

Batizado de “Pequeninos do Sudão”, o programa apoiado pela Usina do Bem prioriza o atendimento de crianças carentes, em sua maioria órfãos gerados pela guerra civil no país vizinho, com foco prioritário em garantir a sobrevivência e educação de qualidade para eles. Devido à precariedade de infraestrutura das localidades, desde o início, em 2015, os Pequeninos foram acolhidos em escolas onboard, no regine de internato, que inclui além das aulas, alimentação, higiene, saúde e esportes, sendo educadas em inglês, o que os prepara em condições de atender às demandas do mercado de trabalho africano.

LEIA MAIS > Bambuí Bioenergia quer tecnologia e inovação para aumentar a eficiência da produção

No início eram 13 crianças no maternal e primário (nursery and primary school) os quais cresceram na idade, e na quantidade com o acolhimento de novas crianças, estimulando a expansão também das escolas, que agora montaram as escolas de ensino médio (secondary school).

Crianças na base de acolhimento de Koboko, Uganda

LEIA MAIS > Ingenio San Diego busca mais eficiência industrial através da Otimização em Tempo Real (RTO)

Nesse momento, tanto a Cornerstone School, em Kalobeyei, quanto a Global Eden School, em Koboko, passam por uma nova expansão que conta com a colaboração do programa Usina do Bem. Josias Messias, que acompanhou pessoalmente o investimento nas ampliações, oferece mais informações. “Temos o privilégio de fazer parte dessa expansão. Nós mantemos cerca de cem crianças órfãs nestas escolas, sendo educadas em inglês, além das línguas locais, árabe e swahili. Elas estão sendo preparadas para o futuro com esperança”.

Crianças de Kalobeyei, dentro de um dos maiores campos de refugiados do mundo: o Kakuma Camp

Pequeninos do Sertão

Nascido para atender órfãos de guerra do Sudão do Sul, o programa acabou estendendo sua atenção para as crianças carentes do sertão nordestino, implantando uma base de atendimento na cidade de Paraná, no interior do Rio Grande do Norte. A obra teve início em plena pandemia, no final de 2021, com a reforma da escola da cidade, cedida pela prefeitura local, e atendendo cerca de 30 crianças com reforço escolar e cuidados de higiene e saúde.

LEIA MAIS > Diretor industrial do Ingenio Magdalena recebe Road Show da Transformação Digital

Messias, que há 35 anos persegue a missão de apoiar o desenvolvimento sustentável do setor bioenergético, seja através das mídias e eventos da ProCana Brasil, e da otimização operacional nas áreas agrícola e industrial de diversas usinas no Brasil e exterior, através da Pró-Usinas, reconhece o apoio dos clientes para o sustento da Usina do Bem. “Quero agradecer nossos parceiros do setor bioenergético que, direta ou indiretamente, contribuem para que a Usina do Bem cuide de crianças carentes e órfãs no Brasil, no Quênia e em Uganda. Nosso objetivo também é mostrar que as usinas realizam ações sociais não apenas nas cidades e regiões onde estão instaladas, mas também onde há grandes carências, como a África, Sertão nordestino e, se Deus permitir, na capital Paulista, com os Pequeninos de São Paulo”, conclui Messias com otimismo.

EM VÍDEO

Veja Josias Messias em vídeo gravado direto do Kakuma Camp, no Quênia, contando os detalhes do sobre o trabalho com as crianças nas bases de acolhimento de Koboko, Uganda, e de Kalobeyei.