O grupo Nova América lançou uma nova linha de produtos, chamada de União Pró, que tem como objetivo atender o mercado industrial. “A Nova América trabalha há anos com esse setor, mas não possuía uma linha específica de produtos para atendê-los”, afirmou o diretor comercial da Nova América, Melchiades Terciotti, por meio de comunidado da empresa.
A linha União Pró surgiu da relevância da marca União no varejo. “A idéia é levar para o mercado industrial toda a credibilidade, força e qualidade dos açúcares União, além de agregar mais valor à marca quase centenária”, informou.
A linha é composta por sete tipos de açúcares: líquido, líquido invertido, confeiteiro, cristal, refinado especial, refinado e o refinado granulado. Os seis primeiros já eram oferecidos pela Nova América ao mercado. A novidade é o açúcar refinado granulado, que por apresentar um grão mais padronizado, é ideal para a produção de refresco em pó e achocolatados.
Atualmente, o setor industrial corresponde a 25% do faturamento anual da empresa, que no último período (safra 2005/06) fechou em R$ 1,4 bilhão.
O consumo de açúcar pela indústria de alimentos e bebidas cresce em média 5% ao ano no Brasil. Atualmente, as indústrias que mais consomem açúcar são o de refrigerantes, com cerca de 40%, chocolates, com 32%, e o de sorvetes e de panificação, com 5% cada.
Com 59 anos de mercado, o Grupo Nova América figura entre os cinco maiores produtores de açúcar e álcool do Brasil, com faturamento de R$ 1,4 bilhão. A empresa assumiu esta posição após adquirir, em março de 2005, a marca União (ex-Copersucar).
A história da Nova América teve início na década de 40, quando a família Rezende Barbosa, que naquele momento cultivava café no interior de São Paulo, iniciou no negócio de açúcar. Nas mãos dos irmãos Roberto de Rezende Barbosa, atual presidente, José Eugênio e Renato Eugênio, o grupo expandiu suas atividades no final da década de 80, lançando, mais tarde, suas marcas de varejo e investindo em um terminal portuário em Santos (Teaçu Armazéns Gerais) para a exportação de açúcar. Hoje, cerca de 15% da produção do Grupo Nova América é exportada.
A empresa possui duas unidades produtoras, Maracaí e Tarumã, ambas na região de Assis (SP), uma refinaria no Rio de Janeiro (RJ) e uma planta de empacotamento localizada em Sertãozinho (SP).
A produção do grupo é de 550 mil toneladas de açúcar, 220 milhões de litros de álcool (anidro e hidratado), além da geração de 63,8 mil megawatt de energia. No varejo, a Nova América é líder, com cerca de um terço de market share. A empresa ainda atua na produção e comercialização de laranja in natura e de suco concentrado.