Mercado

Divulgadas as usinas vencedoras do MasterCana Desempenho 2006, que acontece na próxima segunda-feira, em Sertãozinho

A ProCana Informações e Eventos divulga hoje, 13 de setembro, os nomes dos vencedores institucionais do Prêmio MasterCana Desempenho 2006 – Centro/Sul, de acordo com os novos critérios que levam em consideração os indicadores de desempenho nas áreas agrícola, industrial, administrativa e comercial das usinas e grupos produtores. A Usina Santa Cruz (Ometto e Pavan), por exemplo, é a ganhadora do Prêmio MasterCana Desempenho 2006 – Centro/Sul, na categoria Gestão Estratégica. A redução de freqüências de paradas em 59,7% e o aumento da eficiência industrial (recuperação de ART), de 86,99% para 90,83%, quando comparados os dados (acumulados até 24 de agosto) entre os anos de 2005 e 2006, são apenas alguns indicadores que demonstram os resultados obtidos como conseqüência das medidas adotadas por essa unidade de Américo Brasiliense, SP.

Com o objetivo de criar condições para o crescimento da organização, a Santa Cruz implementou os processos de Planejamento Agroindustrial e Gestão do Valor, responsáveis pela viabilização de diversas atividades e ações que proporcionaram consistência das informações de produção; garantia da interface com o planejamento de vendas e suprimentos; acompanhamento do S&OP – Sales and Operations Planning. Houve ainda iniciativas que asseguraram eficiência no suporte técnico a Gestão do Valor para a realização de análises de viabilidade econômica de projetos e custeio de operações; suporte técnico das áreas industrial, agrícola e logística; busca por novas tecnologias agroindustriais; geração de cenários de planejamento; monitoramento e análise sistemática do mercado, benchmarking entre usinas, buscando melhores práticas e agregando conhecimento na organização.

Na categoria Produção de Biocombustíveis, a ganhadora do MasterCana Desempenho 2006 foi a Usina Barralcool, de Barra do Bugres, MT, que implantou a primeira fábrica de biodiesel, tanto metílico quanto etílico, anexa a uma planta sucroalcooleira. Na categoria Líder do Ano, concedida a representante das unidades produtoras, o escolhido foi Luciano Sanches Fernandes, que reformulou a APAC, criando a BioCana – entidade que, além de cuidar dos aspectos institucionais regionais, cria uma interface entre os produtores da região de Rio Preto e a Unica. O presidente da Amcesp, Antonio Carlos de Mendes Thame, foi o vencedor na categoria Personalidade do Ano, concedida a não representantes das unidades produtoras, devido às suas iniciativas em defesa dos biocombustíveis e das energias renováveis. O prêmio na categoria Destaque Institucional do Ano, concedida a entidades e instituições do setor, teve como vencedora a Orplana, que completou 30 anos de fundação em setembro. Conheça outros ganhadores do MasterCana Desempenho 2006 – Centro/Sul no site www.mastercana.com.br .

O Prêmio MasterCana – Centro/Sul será realizado na segunda-feira. 18 de setembro, no Clube de Campo Vale do Sol em Sertãozinho,SP, abrindo a programação da Fenasucro/AgroCana 2006. Outras informações podem ser obtidas pelo fone: (16) 3512-4300.