Mercado

Hidrólise poderá aumentar produção de álcool em 30%

A produção de álcool no Brasil poderá aumentar aproximadamente 30%, num prazo de 3 a 5 anos, sem necessidade de ampliação da área de plantio. Isto será possível por meio do sistema de hidrólise enzimática do bagaço e da palha da cana-de-açúcar. O assunto foi discutido ontem, 19 de julho, nas palestras do Simbio (Simpósio sobre Biotecnologia na Cana-de-Açúcar), realizado durante o Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira (Simtec), que acontece em Piracicaba, SP. Além de discutir as principais questões que envolvem a produção de açúcar, álcool e a geração de energia, o evento – que prossegue até amanhã, 21 de julho – expõe, em 170 estandes, produtos, serviços e equipamentos para o setor sucroalcooleiro.

Para o gestor de pesquisa e desenvolvimento do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Jaime Fingueret, um dos palestrantes do Simbio, a elevação da produção de etanol com o uso da hidrólise depende, ainda, do aumento de investimentos nessa área no País para que ocorra a solução de algumas questões, como o desenvolvimento de enzimas capazes de diluir a biomassa da cana com rapidez. Segundo ele, a longo prazo, o uso dessa tecnologia poderá até mesmo dobrar a quantidade de álcool por hectare de cana.

O Simbio continua hoje, às 14h15, com a realização de palestras que apresentarão resultados de pesquisas e estudos voltados à biotecnologia da cultura da cana-de-açúcar, visando o desenvolvimento da planta transgênica. Haverá discussões sobre a produção da cana transgênica em larga escala, Lei de Biossegurança e impactos ambientais. Outras informações sobre o Simbio, realizado em parceria com a Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz” (Fealq), podem ser obtidas nos sites www.simtec.com.br e www.canatransgenica.com.br .