Mercado

Grupo Tenório implantará usina em Nova Ponte

Minas Gerais terá mais uma nova usina. Trata-se da Agroindustrial Nova Ponte, localizada no município de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro. Esta é a segunda unidade do grupo alagoano Tenório, em Minas Gerais, que implantou também a Usina Santa Juliana. O novo projeto demandará recursos iniciais na parte agrícola e industrial de R$ 200 milhões, com previsão de funcionamento na safra 2009/10 e geração de 3 mil empregos até sua instalação final.

O diretor dos dois empreendimentos no Estado, da terceira geração da família, José Givago Raposo Tenório, afirma que Alagoas não comporta novos empreendimentos e por isso prospectou outras áreas no País, encontrando no Triângulo Mineiro as condições de clima, topografia e solo ideais para o desenvolvimento da cana-de-açúcar e para a instalação de novas unidades industriais. A usina Santa Juliana foi inaugurada nesta safra e a que será instalada em Nova Ponte está em fase de desenvolvimento de mudas para implantação da lavoura.

A nova unidade iniciará com uma moagem de 600 mil toneladas de cana, com expansão de 5 mil a 6 mil hectares/ano, para chegar no projeto final com um esmagamento de 3 milhões de toneladas. A indústria será montada com uma capacidade de 1,2 milhão de toneladas e produção inicial no primeiro ano de 50 milhões de litros de álcool. Somente na terceira safra (2011/12). a unidade começará a produção de açúcar.

Um dos destaques do novo empreendimento será o funcionamento com praticamente 100% de cana de terceiros. “È uma forma de dividir os recursos gerados com a comunidade local, além de reduzir os custos do negócio”, afirma José Tenório.

Atualmente, estão sendo plantados os canteiros de muda em 100 hectares na cidade de Nova Ponte, para serem multiplicados em 2007 para 600 hectares, e assim em 2008, na primeira etapa, serem fornecidas mudas aos parceiros para plantio em 5 mil hectares. A unidade, então, já terá matéria-prima para iniciar a produção a partir de 2009.