Usinas

Projeto cultural patrocinado pela Usina Estiva leva contação de histórias para alunos de Novo Horizonte

Iniciativa auxilia na intepretação de texto e a oralidade da língua inglesa

Projeto cultural patrocinado pela Usina Estiva leva contação de histórias para alunos de Novo Horizonte

Proporcionar momentos de interação com diferentes expressões artísticas relacionando-as com vivências do dia a dia. Esta foi a atividade realizada pela Cia Criativa para os alunos do Ensino Fundamental I de Novo Horizonte, dentro do projeto “Histórias para Inglês Ver”.

Trata-se de uma iniciativa desenvolvida pela J. M. Berwerth Saba Produções, patrocinada pela Usina São José da Estiva via Lei de Incentivo à Cultura pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.

LEIA MAIS > Usina São Manoel divulga Relatório de Sustentabilidade de 2022

Durante dois dias, em outubro, o grupo teatralizou as narrativas dos livros bilíngues, distribuídos pelo projeto – O dia e A noite / The Day and the Night e Meu Amigo, o Mar. Assinado: Areia / My friend the Sea, by the Sand, ambos de autoria da professora de inglês Lara Silvia Bertelli de Queiroz.

O objetivo das apresentações foi o de auxiliar a intepretação de texto e a oralidade da língua inglesa. Aproximadamente 1.300 estudantes participaram das atividades nas quais os personagens Dia, Noite, Lua, Sol e Areia compartilharam seus sentimentos, desafios e parcerias.

LEIA MAIS > ANP toma medidas para facilitar o fluxo de combustíveis no país

Rafael Castanheiro, ator e diretor da Cia Criativa, comentou que por meio da união das histórias foi possível interagir e provocar reflexões nos alunos.

“Criamos personagens capazes de reforçar a mensagem dos livros e mostrar que muitas das situações enfrentadas na narrativa também acontecem na vida real. Com isso, as crianças rapidamente criaram uma conexão com a leitura, que foi intensificada pelos figurinos, cores e a musicalidade, despertando-as para o encantamento”, explica Rafael.

LEIA MAIS > Premiação MasterCana Brasil valoriza setor 100% ESG

Para Sandro Cabrera, diretor da Usina São Jose da Estiva, as oportunidades oferecidas na escola devem ser abraçadas, são chances de crescimento. O projeto oferece este valioso contato com a língua inglesa. “Vivências bilíngues são um diferencial importante e farão a diferença no futuro dessas crianças”, comentou.