O Projeto Muda Cana venceu o prêmio internacional de sustentabilidade da Bonsucro Inspire Awards como a melhor iniciativa ambiental da cadeia global de produção de cana-de-açúcar. A premiação aconteceu no evento Bonsucro Global Week, na noite de 19 de outubro, em Ribeirão Preto – SP.
O projeto idealizado pela Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), em parceria com a Fundação Solidaridad, foi vencedor na categoria Best Value Chain Sustainability Initiative (Melhor iniciativa de sustentabilidade da cadeia de valor), criada para reconhecer as contribuições para acelerar o desenvolvimento sustentável do setor.
O prêmio foi entregue para Luiza Magalhães Figueira, que além de gerente de Relacionamento de Associações é também coordenadora do Programa Muda Cana e para Paula Freitas, gerente de Cadeias Produtivas da Fundação Solidaridad.
LEIA MAIS > Saiba quem é a 1ª mulher eleita presidente do CEISE Br
Concorriam na mesma esfera da Bonsucro Inspire Awards outras entidades: Socicana (Associada da ORPLANA), a Pantaleon (Guatemala) e a Thal Industries Corporation (Paquistão).
O CEO da Orplana, Roberto Perosa, define o reconhecimento como um estímulo a toda a cadeia. “Essa valorização mostra que estamos no caminho certo e nos inspira a superarmos os desafios, pensando em estratégias conjuntas que valorizem o trabalho dos produtores de cana-de-açúcar”, comenta.
Luiza destacou que a premiação é reconhecimento de um trabalho que envolve um grande número de pessoas. “A gente tem muito orgulho do mundo da cana e do que ele está representando para as associações. E não é um trabalho feito com poucas mãos. Agradeço às associações que a Orplana atende e também ao Solidadaried, que está com a gente e sempre acreditou em nosso projeto”, disse
Paula lembra que desde o início, o principal objetivo foi fortalecer o sistema de associações de plantadores de cana e através deste fortalecimento melhorar o apoio aos produtores na adoção de melhores práticas. “Foram muitos resultados e o impacto positivo foi muito grande. Estamos contribuindo para a transformação desse setor! Essa conquista é do time todo da Solidaridad no Brasil! Parabéns! Agradecemos a Orplana pela parceria de sucesso e ao Governo dos Países Baixos pelo apoio”, finalizou.
LEIA MAIS > Hugo Cagno Filho é eleito Líder do Ano no MasterCana Brasil 2022
O Projeto Muda Cana trabalha os pilares de capacitação técnica e da sustentabilidade para oferecer ao produtor um embasamento que auxilie na produção sustentável de cana-de-açúcar e fortaleça a categoria em assuntos de seu interesse.
Para a concretização, a Orplana – em parceria com a Fundação Solidaridad – investiu R$ 4 milhões, apoiando 23 associações por meio de consultorias e capacitações que já beneficiaram mais de 9.500 produtores em 6 mil treinamentos (on-line e presencial), oferecendo ferramentas tecnológicas que impactem toda a cadeia do setor sucroenergético.