
Um vídeo de 41 segundos, atribuído à jornalista Laurel Chor, para a Vice World News, divulgado em uma rede social, chama a atenção para a cadeia de produção dos veículos elétricos. Nele são exibidas imagens de trabalhadores em condições precárias, na extração e mineração do cobalto.
“Trabalhadores na cadeia de suprimentos de energia verde são expostos a condições duras e desumanas. É isto que é economia verde? ”, questiona o vídeo.
LEIA MAIS > Diesel Verde é lançado durante a Fenasucro & Agrocana
O cobalto é um dos elementos fundamentais usados na produção das baterias dos carros elétricos. O componente principal dessas baterias é o lítio, presente também nas baterias dos celulares e outros dispositivos eletrônicos.
Pesquisa da Anistia Internacional (AI) para o relatório This Is What We Die For (É por isso que nós morremos), de 2016, indica que adultos e crianças a partir dos 7 anos trabalham em condições terríveis em áreas de mineração artesanal na República Democrática do Congo, na África, de onde é extraída mais da metade do cobalto do mundo.
LEIA MAIS > Conferência DATAGRO & CEISE Br exalta potencial da cana-de-açúcar

A Anistia Internacional é um movimento global com mais de 7 milhões de apoiadores, que realiza ações e campanhas para que os direitos humanos internacionalmente reconhecidos sejam respeitados e protegidos. Está presente em mais de 150 países.
LEIA MAIS >Fontes renováveis devem aumentar participação na matriz energética em 2022
A organização cobra maior fiscalização da cadeia produtiva. Sob as diretrizes internacionais estabelecidas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), as empresas que usam o cobalto extraído de áreas de alto risco têm o dever de identificar como o cobalto é extraído, transportado, fabricado e vendido.