Mercado

Ingenio Magdalena avança como primeira Usina 4.0 na América Central

Na busca por maior eficiência, a usina avança no processo de transformação digital implantando plataforma de Otimização em Tempo Real (RTO) na cogeração e processos industriais

Equipo del Ingenio Magdalena conoce el COI (Sala de Control) de Usina Pitangueiras
Equipo del Ingenio Magdalena conoce el COI (Sala de Control) de Usina Pitangueiras

Com 39 anos de história, o Ingenio Magdalena, da Guatemala é um dos maiores produtores de açúcar do mundo. Com capacidade de moagem de mais de 40 mil toneladas de cana por dia, a usina produz cerca de 13 milhões de sacas de açúcar por safra. Possui a maior refinaria do mundo anexada à uma usina e exporta seu açúcar principalmente para a Ásia.  

LEIA MAIS > Ingenio Aguaí, da Bolívia, implementa laços fechados de Vapor e Energia e na área de Extração

A unidade produtora é o terceiro maior gerador de energia elétrica de seu país, exportando cerca de 594 GWh por ano, e produz etanol. A marca mais recente é 76 milhões de litros.  O Ingenio Magdalena não apenas é gigante na produção, mas também em responsabilidade socioambiental. Por suas ações de sustentabilidade, o grupo recebeu o “Sustainability of the Year” do MasterCana Award 2018. A láurea foi recebida por Carlos Oliva, diretor agrícola do Ingenio Magdalena, em São Paulo, Brasil.  

LEIA MAIS > Transformação digital, mais um desafio para a indústria da cana

Sempre inovando em busca de ganhos de eficiência, a Magdalena avança no processo de transformação digital implantando a plataforma de Otimização em Tempo Real (RTO) S-PAA em toda a sua planta industrial, incluindo a cogeração e processos. A unidade produtora se junta às mais de 80 plantas em operação com o S-PAA, da Soteica Brasil, que é o único software de RTO para usinas de açúcar e etanol e, inclusive, o único que controla de forma integral plantas de processo contínuo em todo o mundo. 

Banner Revistas Mobile