
Desde que entrou em operação, em março de 2022, a fábrica de insumos biológicos da Cooperativa Pindorama, no Estado de Alagoas, vem contribuindo para reduzir custos dos cooperados na aplicação destes produtos em suas lavouras.
Antes da instalação da Biofábrica, os agentes biológicos eram comprados pela Pindorama e repassados aos cooperados. Eram gastos cerca de R$ 170 por hectare na aplicação desses microrganismos.
Com a implantação desse novo setor, a empresa conseguiu uma considerável redução de custos para os cooperados. Hoje, com produção própria, a Pindorama disponibiliza o mesmo produto ao valor de R$ 40 por hectare, uma economia de 77% em relação ao custo anterior.
LEIA MAIS > Gastão de Souza Mesquita é o Empresário do Ano no MasterCana Centro-Sul 2022

Através da utilização de um biorreator elas passam por um processo de multiplicação para serem aplicadas nas plantações de cana e fruticultura.
LEIA MAIS > Produção de etanol de milho cresce 32,89%


LEIA MAIS > Vendas de etanol totalizam 8,25 bilhões de litros desde o início da safra 2022/23
O presidente da Pindorama, Klécio Santos, enfatizou a necessidade de reduzir custos e buscar novas tecnologias para aumentar a produtividade. “Apesar de parecer contraditório, aqui, nós tornamos isso possível através do aprimoramento de tecnologias. O resultado são lavouras mais saudáveis e rentáveis, alcançando um desenvolvimento mais amplo”, disse Santos.