Usinas

Seminário na FIEPE debate potencial do mercado de biogás e biometano

Além de oportunidades de negócios, o evento apresentará os avanços tecnológicos no setor

Seminário na FIEPE debate potencial do mercado de biogás e biometano

“Gás – O Combustível da Transição Energética” é o tema do seminário que será realizado no próximo dia 19, no auditório da Casa da Indústria, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE).

Resultado de uma aproximação e chamado à Copergás através do presidente do Sindaçúcar PE, Renato Cunha, o evento vai debater o uso do biometano e biogás, além de oportunidades de negócios e avanços tecnológicos no setor.

Abrindo o evento, o presidente executivo da Associação Brasileira de Gás Canalizado (Abegás), Augusto Salomon, ministrará uma palestra sobre o potencial do mercado de gás.

LEIA MAIS > “Queridinhos da vez” ganham destaque nos planos das usinas

Além de Salomon, o primeiro debate contará com a participação do diretor da On Corp, João Mattos; o presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão e o coordenador geral de agroenergia do MME, Cid Caldas.

A segunda palestra será com o presidente da consultoria Datagro, Plínio Nastari, tratará do tema “Biogás como uma solução energética descarbonizada”, abordando o potencial que o setor bioenergético tem para gerar este tipo de combustível por produzir, no seu processo fabril, dois resíduos que são matérias-primas: a torta de filtro e a vinhaça.

Após a palestra de Plínio, o debate será com o presidente do Sindaçúcar de Pernambuco, Renato Cunha; o assistente da diretoria técnica-comercial da Copergás, Fábio Morgado; a gerente executiva da Associação Brasileira de Biogás (ABiogás), Tamar Roitman e do empresário e vice-presidente da Fiepe, Anísio Coelho, que será o mediador da mesa redonda.

LEIA MAIS > Cosan investe mais de R$ 2 bilhões na aquisição de 51% da Gaspetro

“O case da Cegás com o biometano” será o tema da terceira palestra a ser apresentada pelo presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Hugo Figueirêdo, que vai falar do pioneirismo da empresa que já tem um percentual de 15% de biometano em todo o gás que comercializa. Logo em seguida, ocorrerá uma mesa redonda sobre “Oportunidades de negócio no mercado de biometano e biogás” que, além de Hugo, vai ter a participação do professor da UFPE Emmanuel Dutra e contar com a mediação do presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco, Roberto de Abreu.

Promovido pelo site Movimento Econômico, o evento conta com o apoio de diversos parceiros, entre eles: FIEPE, Copergás, Sindaçucar e OnPower e será realizado, em formato presencial.