Mercado

Presidenciáveis priorizam agricultura durante debate na CNA

Os quatro candidatos à Presidência da República priorizaram em seus planos de governo a agricultura durante debate realizado ontem, dia 26, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Lula, Ciro, Serra e Garotinho defenderam a política de incentivo à produção agrícola e apoio às exportações.

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula (PT) enfatizou que pretende fazer uma reforma agrária tranquila, pacífica e ordeira. Ciro Gomes (PPS) explica que não há solução para a agricultura se não mudar o modelo econômico. Já José Serra (PSDB) quer viabilizar o seguro agrícola para a agricultura familiar e cooperativas. Anthony Garotinho (PSB) diz que o dinheiro que o Brasil economizar com juros vai direcionar para o crédito agrícola.

Neste debate, segundo Antônio Ernesto de Salvo, presidente da CNA, a agricultura conseguiu sair da cozinha para a sala de visitas. “Um setor responsável pelo sucesso econômico do País, que gera emprego, que exporta, também é importante politicamente. Foi uma grande conquista do nosso setor”.

Na avaliação do presidente da CNA, apesar de não apresentarem um plano consistente para a agricultura, os candidatos exibiram parte de uma nova expressão que o setor conquistou dentro da sociedade brasileira. “Eles exibiram isso hoje aqui. Tinham conhecimento dos assuntos, se debruçaram sobre eles, e tinham conhecimento de que quem sustenta a balança comercial somos nós do campo, que somos os maiores empregadores do Brasil. E tiveram bem claro que a questão do campo tem que ser tratada com competência”, afirmou.