Gestão Administrativa

Vídeo de onça “passeando” no canavial viraliza na internet

Redação do JornalCana recebeu as imagens de fontes indicando várias localizações da filmagem

Vídeo de onça “passeando” no canavial viraliza na internet

O vídeo de uma onça “passeando” por um canavial vem circulando entre grupos de WhatsApp nos últimos dias, despertando a curiosidade das pessoas, já que os locais indicados da filmagem são diferentes.

No último dia 20, o fato foi pauta de uma matéria da CBN de Maringá e GMC Online, ambos do mesmo grupo, que disponibilizaram o vídeo sugerindo que o mesmo teria sido feito por um funcionário de uma usina de açúcar, no Jardim Olinda, região de Maringá – PR. A matéria inclusive cita que as autoridades municipais estão preocupadas com o aumento de aparições desta espécie de felino.

De acordo com a reportagem, as cidades que margeiam o rio Paranapanema, relatam pelo menos 10 aparições no mês de maio e mais 3 em junho, nos municípios de Jardim Olinda, Itaguajé e Paranapoema. As três localidades concentram áreas de matas, fazendas e grandes plantios agrícolas.

LEIA MAIS > Pecege avalia que mudanças tributárias devem reduzir rendimentos das usinas

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Jardim Olinda, as onças começaram a ser vistas com mais frequência desde o início de maio. Por conta disso, o município emitiu alerta aos moradores. A recomendação é para que as pessoas evitem andar sozinhas, principalmente à noite. Caso pegadas sejam encontradas, fotos e a localização devem ser repassadas aos órgãos competentes. Recomendações, que foram compartilhadas por demais prefeitos da região.

Ao mesmo tempo que ter um felino “por perto” preocupa, ver que a fauna passou a conviver com os canaviais, tem sido motivo de orgulho e de muito trabalho de algumas unidades sucroenergéticas, como a Usina São Manoel, que criou o “Programa Bicho Vivo”, desenvolvido em parceria com a Polícia Militar Ambiental e Prefeitura de São Manuel – SP.

Em nota divulgada em suas redes sociais nesta quinta-feira (23), a São Manoel informou que o registro da onça-parda (Puma concolor) no canavial foi feito por um colaborador da usina, no último dia 13 de junho, na Fazenda Campo do Pau D’Alho.

LEIA MAIS >RenovaCalc vai incorporar o óleo de palma na rota de biodiesel

“O monitoramento da fauna das nossas áreas de influência direta possibilita a preservação das espécies de animais locais. A presença dessa onça-parda, que está no topo da sua cadeia alimentar, confirma que todos os outros animais que a compõem também estão presentes nas nossas matas”, afirma a nota da usina.

Mas, como a onça, o “famoso” vídeo continua “passeando” com outras sugestões de localidades, incluindo canaviais de Mato Grosso do Sul e da região de Sertãozinho, no interior de São Paulo.

Nesta sexta-feira (24), voltou à mídia, desta vez, como matéria do G1 (São Carlos e Araraquara), que informou que o “passeio” da onça-parda aconteceu na Fazenda Palmital, em Ibaté – SP, na segunda-feira (20) e que o registro do felino havia sido feito por um funcionário da propriedade.

O diretor do Parque Ecológico de São Carlos, Fernando Magnani, afirmou que não há motivos para temer o animal quando der ‘de cara’ com ele. De acordo com o diretor a onça-parda tem alguns comportamentos parecidos com gatos domésticos e quase nunca oferece riscos ao ser humano.

Em tempos de “Juma Marruá” (personagem que vira onça na novela “Pantanal” remake da TV Globo), a nossa “felina” famosa do vídeo deverá passear muito mais nos próximos dias.

Banner Revistas Mobile