A recente guerra entre Ucrânia e Rússia, que é um dos principais players de fertilizantes químicos no mundo, fez com que o governo brasileiro buscasse alternativas para amenizar impactos no agronegócio. Já negociou o produto em países como Canadá e Irã e busca meios para a produção nacional.
Além disso, o Ministério da Agricultura garantiu que não faltará ureia. Em reunião com Bolsonaro e a Feplana, na última semana, a ministra Tereza Cristina chegou a tranquilizar todos e orientou ao agronegócio a usar só o necessário, evitar estoques e assim ir regulando os preços altos.
Toda essa situação reacende uma discussão que já está em voga nos últimos anos, que são as soluções sustentáveis para a crise dos fertilizantes químicos. Vale destacar que o consumo de bioinsumos pelos produtores cresce em todo o mundo e no Brasil quase o dobro segundo estimativa de pesquisa de mercado realizada pela empresa Spark Smarter Decisions.
Em 2020, por exemplo, o Mapa registrou 95 defensivos de baixo risco, entre produtos biológicos, microbianos, semiquímicos, bioquímicos, extratos vegetais e reguladores de crescimento. Em relação ao ano anterior, o aumento é de 121% no número de registros.
É nesse contexto que acontece o primeiro Warm UP CANABIO amanhã, 6/4, às 19h com o tema: Soluções Sustentáveis para a Crise de Fertilizantes Químicos.
O painel virtual conta com as presenças de:
- Participação especial direto da Tunísia: Gaspar Korndörfer, Professor e produtor de cana
- Carlos Crusciol, Professor titular da UNESP de Botucatu
- Mário Dias, Gerente Corporativo de Desenvolvimento Agronômico da BP Bunge Bioenergia
- Pedro Henrique Castro, Gerente Agrícola da Araporã Bioenergia
🔔 Para participar gratuitamente acesse o link a seguir e ative o LEMBRETE: https://www.youtube.com/watch?v=WuaP1q99mbg
Patrocínio
AxiAgro – Sua usina merece mais do que telemetria remota, merece Inteligência e Conectividade que geram ganhos crescentes! Conheça a AxiAgro, plataforma completa de tecnologia e inteligência para extrair a máxima performance das máquinas e equipes agrícolas.
S-PAA – Software de Otimização em Tempo Real que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, presente em mais de 70 usinas, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc.