A Raízen tem incentivado cada vez mais a capacitação de seus times, por meio da área de Aprendizagem, que promove ações de desenvolvimento pessoal e profissional em toda a companhia, reforçando a cultura de aprendizagem como parte importante das estratégias do negócio.
Para fortalecer ainda mais o tema, a empresa integrada de energia e licenciada da marca Shell no Brasil, realizará, entre os dias 14 e 18 de março, a terceira e maior edição da Raízen Week – semana de aprendizagem que reúne rodas de conversas, treinamentos, sessões de design thinking e exposições, entre outras atividades interativas, para 40 mil colaboradores e colaboradoras.
LEIA MAIS > DATAGRO estima uma moagem de 562 milhões de toneladas na safra 2022/23 na região Centro-Sul
O evento será totalmente on-line e em um formato imersivo, chegando aos mais diversos times, localizados em escritórios, parques de bioenergia e terminais de distribuição de combustíveis da Raízen, em todas as regiões do Brasil. Durante os cinco dias da Raízen Week, serão realizadas quase 20 atividades envolvendo os temas: Lifelong Learning, aprendizagem socioemocional, diversidade e inclusão, inovação e competências, e disseminação do conhecimento.
A condução da programação ficará a cargo de colaboradores e colaboradoras da companhia, com a presença de convidados especiais, entre eles o maestro João Carlos Martins, a especialista em desenvolvimento e comportamento humano Cristiane Riccitella, a psicóloga e neurocientista Franciele Maftum, e a especialista em gente e gestão Samara Vieira Ferreira. O evento contará ainda com palestras, painéis, desafios e treinamentos com representantes de empresas e instituições como Childhood Brasil, People and Sales Solutions, Escola do Caos, Lean Institute Brasil, House of Feelings e Mastertech.
A Raízen Week tem como objetivo reforçar a cultura de aprendizado dentro da companhia, com foco em protagonismo e compartilhamento de conhecimento de maneira expandida e disruptiva. A iniciativa não só qualifica o público interno da Raízen, como fomenta o intraempreendedorismo a partir de diferentes perspectivas de aprendizado, em um momento em que a requalificação profissional se torna urgente. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, pelo menos, 85 milhões de empregos serão remodelados até 2025, e 50% dos profissionais que continuarão na sua função terão que se atualizar para fazer parte do futuro do trabalho.
“Nosso intuito é conscientizar nossa gente sobre os diferentes estímulos e metodologias de aprendizagem existentes, promover discussões sobre assuntos da atualidade, demonstrar o potencial da inteligência coletiva na resolução de problemas e capacitar nossas equipes em diferentes competências, inclusive as socioemocionais.”, explica Ítalo Navarro, gerente de Aprendizagem da Raízen.
LEIA MAIS > Raízen anuncia mudanças na diretoria da área agrícola
O incentivo à capacitação é constante na Raízen. Por meio da área de Aprendizagem, a empresa tem potencializado plataformas e construído trilhas de aprendizagem, alinhadas aos planos de desenvolvimento de seus colaboradores e colaboradoras e às estratégias do negócio. “A oferta de aprendizagem é fortalecida em vários formatos o que possibilita e potencializa o autodesenvolvimento dentro da companhia”, comenta Navarro.
Para além do público interno, a Raízen aposta em outras frentes de qualificação para todos os níveis. Recentemente, a companhia estabeleceu parcerias com startups e instituições de ensino que preparam e direcionam talentos para atuar em áreas de tecnologia e inovação. A empresa possui ainda parceria com outras instituições, como o Senai, ofertando centenas de cursos profissionalizantes para comunidades localizadas nos entornos de seus parques de bioenergia.