Mercado

Alckmin quer transformar Porto de São Sebastião em exportador de álcool

Durante o evento de comemoração dos 20 anos da Udop, realizado na quarta-feira, 23 de novembro, em Araçatuba, SP, o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, anunciou alguns projetos para 2006 relacionados ao setor canavieiro. O secretário, que estava representando o governador Geraldo Alckmin, destacou a perspectiva do governo em transformar o Porto de São Sebastião, SP, em um porto de exportação de álcool. O projeto faz parte dos planos do governo para 2006 que pretende dotar o setor de melhor infra-estrutura logística.

“O governador tem feito constantemente contatos com a Petrobras e outros segmentos do setor de transporte para melhorar a integração rodoviária, hidroviária (Tietê/Paraná) e ferroviária”, disse. O secretário salientou que o governo deverá adotar medidas para viabilizar a implantação de três principais alcooldutos, ligando Sertãozinho, Ribeirão Preto à Paulínia e Conchas à Paulínia e Taubaté.

“Estaremos consolidando também o centro avançado de cana-de-açúcar, centralizado em Ribeirão Preto, que passa de 3 pesquisadores para 12, aumentando o corpo de profissionais para 50”, disse Nogueira, explicando detalhes do projeto que visa articular os pólos de pesquisa de cana de Araçatuba, Jaú, Piracicaba e outros municípios.