O Prêmio MasterCana Brasil, que aconteceu na noite da última terça-feira, 8 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, recebeu cerca de 500 pessoas e homenageou líderes, executivos, empresários e empresas fornecedoras de todo o país.
O governador Geraldo Alckimin, representado pelo deputado estadual Arnaldo Jardim, foi homenageado. Rubens Ometto Silveira Mello, foi representado por Armando Vieira Viotti, o Grupo Carlos Lyra, representado por Abel de Miranda Uchoa e dezenas de empresários e empresas ligadas ao setor que se destacaram neste ano, foram contemplados.
Foi a primeira vez que um evento de premiação setorial aconteceu na sede do Governo de São Paulo, o que demonstra a importância dada pelo governador Geraldo Alckmim à cadeia produtiva sucroalcooleira e ao Prêmio MasterCana, organizado pela empresa ProCana – Informações e Eventos.
Representantes de mais de 100 usinas e destilarias do Brasil participaram da festa. Neste total, estão incluídos diretores e presidentes de unidades de açúcar e álcool, de grupos produtores, de sindicatos e entidades do setor.
A festa dos vencedores do MasterCana Brasil 2005, foi, sobretudo, um encontro de amigos e negócios, com cerimônia de premiação e jantar de gala.
A entrega do prêmio na Palácio dos Bandeirantes entusiasmou as personalidades presentes. “O evento no palácio chancela e obtém do governo de São Paulo um tratamento de destaque para a cana-de-açúcar no Brasil”, disse Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar de Pernambuco. “O JornalCana é instrumento setorial com foque científico e acompanha a evolução do agronegócio canavieiro no Brasil e no mundo. Nada mais natural, portanto, que sua editora, o grupo ProCana, organizasse um evento desta natureza e em um local importante como o Palácio dos Bandeirantes”.
O presidente do Grupo Cucaú, também de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro, afirmou que a festa no palácio dos Bandeirantes traz legitimidade ao Prêmio MasterCana. “São Paulo é o coração do Brasil do ponto de vista econômico e político e o Estado é o maior produtor de açúcar e álcool das Américas e do mundo. É, portanto, consagrador para o setor sucroalcooleiro, ver um prêmio como esse ser oferecido neste Palácio”.
‘Oscar do setor’, diz o deputado Arnaldo Jardim
Entre as usinas, as homenageadas foram a Cia Albertina, Cerradinho, Jalles Machado, Colorado, Alta Mogiana, Irmãos Biagi, São Martinho, U.S.J. Açúcar e Álcool, Vale do Paranaíba, Guaíra, Itamarati, Colombo, Alvorada, Santa Elisa, Açúcar Guarani.
Também receberam o troféu MasterCana Interior SP, várias empresas fornecedoras de produtos, equipamentos e serviços específicos ao setor.
Para o Deputado Arnaldo Jardim o Prêmio MasterCana a cada ano aprimora-se mais pela complexidade de diversos ângulos que são analisados e homenageados e por manter sempre uma presença de consultas que dá legitimidade ao prêmio. “Por isso tudo que o oscar do setor sucroalcooleiro é exatamente o MasterCana” afirma Jardim.
Alexandre Pirillo Franceschi, presidente da Usina Alvorada, disse estar honrado de receber a homenagem. “É muito bom estar recebendo este prêmio, que vem salientar o nosso trabalho e dar mais visibilidade a nossa empresa”
O diretor superintendente da CristalSev, Ricardo Ferreira Santos, afirma que o prêmio é um reconhecimento do trabalho feito pela empresa e que ganha visibilidade. “A CristalSev reúne um número grande de empresas de porte então o volume de produtos que comercializamos tem uma participação expressiva no mercado e o prêmio traz visibilidade a isso” disse Santos.
O JornalCana publica em sua próxima edição a cobertura completa do Prêmio MasterCana.